Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
RIOS
Chuva volta a preocupar em todo o Estado
ALINE ALMEIDA
Diário de Cuiabá
Monitoramento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, ontem (3), apontou que os rios em Mato Grosso ainda continuam em atenção em relação ao nível. Em Barão de Melgaço o alerta para atenção persiste ao longo da semana. Na sexta-feira o nível registrava 6,25 metros. Em Cáceres, o Rio Paraguai segue na mesma situação. Com nível de 4,98 metros, a atenção também persiste. Na cidade de Barra do Garças os rios Araguaia e Garças também estão em atenção com nível de 5,97 metros e 4,69 metros, respectivamente.
A previsão é de que os níveis continuem a subir, uma vez que são previstas chuvas em várias regiões do Estado. Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Barão do Melgaço, Barra do Garças, são algumas das cidades em que o final de semana promete ser chuvoso.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para o risco de chuvas intensas no Centro-Sul, Nordeste, Norte e Sudeste do estado. Há risco de corte de energia, queda de árvores e leves alagamentos. Estão previstos ventos de até 60 km/h e chuvas de até 50 milímetros.
As cidades principalmente da região do Araguaia tem sido uma das grandes prejudicadas pelas chuvas. Atoleiros, pontes caídas e diversos outros danos foram sofridos nos últimos meses. Na quinta-feira, mais uma cidade de Mato Grosso foi afetada pela forte chuva, Nova Mutum. Há registros de danos tanto na cidade quanto na zona rural. Um levantamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente na cidade apontou que choveu cerca de 130 milímetros em duas horas. Já na zona rural os registros variam de 90 a 110 milímetros.
Também na quinta-feira, pouco menos de um mês do alagamento – 11 de fevereiro -, que atingiu a cidade de Campo Novo do Parecis (444 quilômetros de Cuiabá), a cidade voltou a ser castigada novamente pela chuva. Segundo a Defesa Civil, seis ruas estavam alagadas e a água já começava a encobrir até mesmo os carros. O fato ocorreu no Bairro Jardim das Palmeiras, o mesmo afetado no mês passado.
Em Tangará da Serra as chuvas provocaram a erosão de um trecho na MT-480. O trecho é inclusive utilizado para o escoamento da safra. O trânsito de caminhões está suspenso e apenas uma das pistas está liberada para o tráfego de veículos de passeio.
No final do mês passado, 38 municípios já haviam pedido orientações e ajuda da Defesa Civil em conseqüência dos problemas ocasionados pelas chuvas.
Vale-peru de R$ 10 mil atende "necessidade nutricional", diz TJ-MT
Segunda-Feira, 10.02.2025 17h03
VG conclui patrolamento de vias em comunidade e reforça infraestrutura
Segunda-Feira, 10.02.2025 16h41
Nova Rota atua de forma emergencial na BR-364/MT
Segunda-Feira, 10.02.2025 16h33
Audiência Pública sobre saúde em Tapurah tem nova data
Segunda-Feira, 10.02.2025 16h32
Justiça suspende atividades de graxaria em Juína
Segunda-Feira, 10.02.2025 16h30