Cidades

Quinta-Feira, 02 de Setembro de 2021, 12h30

MILITARISMO POLTICO

Juiz aciona MP para investigar voo de helicptero sobre escola em Cuiab

Marcos Faleiros j havia alertado PM sobre eventual apoio s manifestaes anti-democrticas

Da Redao

 

O sobrevoo de um helicóptero das forças de segurança pública de Mato Grosso operado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), sobre o colégio particular Notre Dame de Lourdes levando uma bandeira do Brasil, será investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE). O pedido partiu do juiz Marcos Faleiros da Silva, da 11ª Vara Criminal Militar de Cuiabá.

A ação é interpretada como uma atitude para intimidar alunos e servidores da escola após uma professora que foi punida com uma suspensão de três dias por ter feito críticas ao presidente Jair Bolsonaro, afirmando dentre outros pontos, que ele é a favor do desmatamento e outros crimes ambientais.

Em grupos de WhatsApp, o sobrevoo rasante do helicóptero sobre a escola é o assunto desta quinta-feira (2), pois não haveria motivo plausível para o ato. Vídeos da aeronave da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), que engloba Ciopaer e demais forças como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, foram compartilhados em grupo de WhatsApp e mostram alunos no pátio da escola enquanto o helicóptero sobrevoa com um militar segurando a bandeira nacional.

No início da semana, o juiz Marcos Faleiros enviou ofício ao Comando-Geral da Polícia Militar informando que qualquer “quebra da hierarquia ou comportamento subversivo às instituições democráticas” durante o dia sete de setembro gerará “consequências graves e imediatas”. O ofício foi no contexto da mobilização de militares para atos organizados para o dia 7 de setembro para defender ações do presidente Jair Bolsonaro.

Sobre o voo rasante do helicóptero a poucos metros de telhado da escola e do pátio onde estavam alunos, sendo possível perceber a ação do vento da aeronave nos cabelos do estudantes, a Sesp divulgou nota afirmando tratar-se de uma ação que faz parte da programação Semana da Pátria. O Colégio Notre Dame de Lourdes também se manifestou por meio de nota afirmando tratar-se de ação no contexto das comemorações do dia 7 de setembro.

NOTA DA SESP

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da qual o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculado, vem a público esclarecer que:

-Na manhã desta quinta-feira (02.09), como parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame anualmente, o Ciopaer realizou um sobrevoo no local, a pedido da própria instituição educacional, conforme ofício em anexo;

-Na ocasião, a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país;

-Vale destacar que o Ciopaer realiza diversas atividades sociais e educacionais, visitando entidades sociais, escolas tanto públicas quanto particulares, com o objetivo de aproximar as forças de segurança e a população;

-Além do sobrevoo, membros do Ciopaer também estiveram no colégio nesta quarta-feira (01.09), proferindo palestra e orientações aos alunos sobre o tema “segurança pública”, sendo um convite feito pela própria instituição.

Por fim, a Sesp-MT destaca que não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público e que qualquer excesso cometido pelos servidores da Pasta neste sentido será motivo de medidas administrativas.

 

NOTA DO COLÉGIO NOTRE DAME DE LOURDES

Desde o dia 30 de agosto estamos celebrando a Semana da Pátria junto aos alunos da Educação Infantil ao 5º do Ensino Fundamental. Dentro do Projeto da Educação Infantil, os símbolos nacionais são trabalhados para sensibilizar os alunos sobre aquilo que forma nosso País, bem como as pessoas que contribuem para a existência da nossa Nação.

Dentro das salas, os professores trabalharam os símbolos de forma concreta, explorando as cores, as imagens, as formas geométricas e foi proposto para a culminância convidar o CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas) para palestras com os alunos e depois uma apresentação lúdica com o helicóptero e a bandeira nacional. É importante ressaltar que o CIOPAER presta serviços ao Estado. Todos os anos a Educação Infantil e Fundamental preparam ações envolvendo os símbolos pátrios, faz parte da ação pedagógica de qualidade da escola. 

Por fim, o colégio Notre Dame de Lourdes tem 50 anos de tradição na educação pautada em princípios cristãos e éticos, voltados para a cidadania e para uma formação integral dos alunos. Em nenhum momento da sua trajetória envolveu-se com posicionamentos político-partidários e, ao mesmo tempo, nunca se furtou de propor aos alunos a discussão de ideias.

Abaixo ofício do colégio pedindo para realizar o sobrevoo:

 

 

Comentários (34)

  • Claudinho do Costa Verde  |  02/09/2021 20:08:48

    Imagina se a professora fosse responsável pelo desemprego e pelo aumento da gasolina, aí iriam chamar ela de mito e seguir ela de moto.

  • Djuca |  02/09/2021 18:06:58

    Sou ladrão é gosto de roubar e açim pra nois é melhor ter um cumpanheiro como presidente ou presidenta esse Borsonaru num prexta, os mano é a nossa caminhada.

  • Porcos imundos ptralhas satanistas |  02/09/2021 17:05:46

    A maioria desse povo que tá com mimimi aqui são lixos imundícies escórias, pedofilos, traficantes, latrocidas, ladrões, estupradores, assassinos, sequestradores, torturadores de facções, vagabundinhas marmitas de vagabundo, vagabundo corno que PM comi mulher dele, vagabundinha que o PM comeu o caneco dela ela xonou, é o ze povinho pé sujo que se vende por pão com mortadela pinga maconha e crack

  • Marcelo pagador de impostos |  02/09/2021 17:05:41

    Não entendi, atualmente é crime mostrar a bandeira do Brasil?

  • Joana |  02/09/2021 17:05:36

    minha bandeira SEMPRE sera verde e amarela mas gastar com sobrevoo com o dinheiro dos nossos suados impostos não da, né. que a escola arque com estes gastos, porque parece que quanto mais mexe mais fede toda esta historia, não é mesmo?

  • Moraes |  02/09/2021 17:05:26

    Engraçado enquanto tantos processos de corrupção roubos de milhões bilhões prescrevem tão preocupados com patriotismo, queria tanto um iphone de 20 mil reais

  • Mariazinha |  02/09/2021 16:04:42

    Tá não Jú...tá na porta de entrada do MILICIANISMO....kkkk...logo à frente a DITADURA....Juzinha não empolgada não eu disse Ditadura....kkkkkk...no Milicianismo você não pode ir e vir, a não ser que pague Pedágio aos milicianos...quer ter Sky...só SKYGATO....pague aos milicianos....kkkk...quer chegar até sua casa ? só se estiver em dia com as prestações do IR e VIR....kkkkk...pague aos milicianos ....que comprar uma casa,carro ,terreno no céu, gás ,agua, ,,,pague de novo....se atrasar...em dobro ,triplo....kkkkk....e se não gostar VAZE ou MORRA....kkkk é assim em RIO DAS PEDRAS ...kkkk sabe quem mora e comanda lá???o Bozo e Filharada ...pois é Júzinha kkkkk.....tolinha....

  • Ademir |  02/09/2021 16:04:40

    O Juizinho como a professora militantes , um na Escola que deveria ensinar matérias, chamando de bandidos os bolsonaristas, e o juizinho melancia que está ficando famoso por usar a Justiça para militância também. Cabe sim a ambos improbidade , destituição se usam cargos para militância política e ao MP também, chega de militância e muito mimimi!!! Vocês estão de brincadeira, vamos levar este país mais a sério, por isso ainda somos o terceiro mundo, ainda não temos e somos últimos em Educação, temos a pior saúde e segurança, desempregados e empresas quebradas por estes anos de esquerda que nunca deu certo em lugar algum!!!!! Veja agora a Argentina aos fragalhos, junto a Cuba e Venezuela.

  • Zelão o Gostoso |  02/09/2021 16:04:16

    HOJE AUMENTOU A.....a.....a.....GASOLINA de novo...ontem foi o ...o....o....GÁS ...NOSSA BANDEIRA nunca SERÁ VERMELHA....tá RÔXA....deve ser por isso que tão passeando de helicóptero....

  • Porcos imundos ptralhas satanistas |  02/09/2021 16:04:03

    A maioria desse povo que tá com mimimi aqui são lixos imundícies escórias, pedofilos, traficantes, latrocidas, ladrões, estupradores, assassinos, sequestradores, torturadores de facções, vagabundinhas marmitas de vagabundo, vagabundo corno que PM comi mulher dele, vagabundinha que o PM comeu o caneco dela ela xonou, é o ze povinho pé sujo que se vende por pão com mortadela pinga maconha e crack

  • Porcos imundos ptralhas satanistas |  02/09/2021 16:04:00

    A Polícia tem autonomia autoridade poder pra realizar vôos onde quiser, fazer rondas onde quiser o escritório da Gloriosa PM é nas ruas, deve explicação pra ninguém não, principalmente pro povinho pé sujo que se vende a troco de pão com mortadela pinga maconha e crack

  • Ptralhada  |  02/09/2021 15:03:39

    A Polícia tem autonomia autoridade poder pra realizar vôos onde quiser, fazer rondas onde quiser o escritório da Gloriosa PM é nas ruas, deve explicação pra ninguém não, principalmente pro povinho pé sujo que se vende a troco de pão com mortadela pinga maconha e crack

  • alexandre |  02/09/2021 15:03:16

    as viaturas da PM, PJC, Politec, BM não deveriam sair dos quarteis dia 07/09, pois trabalhar é ativismo agora..viramos ditadura...

  • JU LOPES |  02/09/2021 15:03:02

    ANDO ATE COM MEDO DE ESCREVER AS MINHAS OPINIÕES,POIS ESTAMOS EM UM MUNDO QUE NÃO PODEMOS EXPRESSAR.BREVE NEM DE DEUS VAMOS PODE FALAR POIS PODEREMOS SER PUNIDOS. MEDO DESSE MUNDO DE HOJE,ACHO QUE JÁ ESTAMOS NO COMUNISMO.

  • MARCOS AURÉLIO DA SILVA |  02/09/2021 14:02:55

    Fascistas!

  • Wilson Marques |  02/09/2021 14:02:34

    Parabéns ao Juiz pela atitude, o ato tanto da Escola quanto do Governo do Estado é uma vergonha! Do Estado se espera que se utilize dos meios - bens e combustíveis, para defender a população, e não para calar a boca do povo.

  • PANTANAL |  02/09/2021 14:02:25

    MP VAO FAZER JUS AOS SALARIOS DE REI QUE RECEBEM , E DEIXEM DE QUERER IMPEDIR O NOSSO PATRIOTISMO NOSSA BANDEIRA VERDE E AMARELA //

  • Ademir |  02/09/2021 14:02:16

    Imprensa Marrom e juízes militantes, dão em desorganização estrutural da sociedade, cadê o mesmo Juiz para penalizar a pseudo professora que ofendeu dizendo que todos que são bolsonaristas , são bandidos, cabe ação por danos morais e ainda ter de se retratar em todos órgãos que saiu as matérias levianas defendendo esta pseudo militante professora da esquerda. Ou vamos ver nas escolas professores militando para esquerda e direita, vamos parar de dar aulas e fazer política , por isso estamos em último lugar no mundo de Educação com os 20 anos de atraso dos governos anteriores da esquerda. Só ai mostra como anda nossa Educação. E helicóptero, policiais e bandeira do Brasil são o terror pra eles , e pra esta imprensa vergonhosa que temos de esquerda.

  • PANDEMIA SEM CONTROLE  |  02/09/2021 14:02:03

    Será q esse juiz será candidato a alguma coisa??????????

  • Cidadão  |  02/09/2021 14:02:00

    O q tá surgindo de Alexandre de Moraes no judiciário...juiz tem que se manifestar qdo for provocado, será que tá faltando processo pro excelentíssimo despachar?

  • Madalena Novaes |  02/09/2021 13:01:53

    Brincadeira....Affff quem paga o combustível da aeronave para essas sandices somos nós contribuintes. Essa guerra entre poderes está indo longe demais!!!! Absurdo....vai prender bandido e para de passar vergonha usando helicóptero para amedrontar quem é contra esse Presidente genocida. #Fora bolsonaro

  • Comentarista |  02/09/2021 13:01:45

    Na minha opinião, esse aí é um militante togado daqueles radicais. Deve ter se ofendido com a bandeira do Brasil.

  • Marcos Justos  |  02/09/2021 13:01:38

    Alertado a PM?? Quem é esse p querer mandar na PM. Até onde sei, a PM deve continência ao Governador e não ao Judiciário. Quero ver a Hora que a PM nao disponibilizar seus homens para segurança pessoal de indivíduo.

  • Mario |  02/09/2021 13:01:27

    Isso aí Juiz gostei de ver uma vergonha esse ato, teria que ser punido o comandante responsável e o colégio também, uma vergonha uma intimidação, vergonha ,vergonha tem serem punido os responsáveis!!!!

  • Reginaldo Travassos |  02/09/2021 13:01:23

    Infelizmente uma boa notícia, colégio querendo nutrir seus alunos de valores como o patriotismo! Triste constatar esse sentimento de "inimigos da pátria", sinto muito que hajam juízes que esse acima. O cara nasceu aqui, cresceu aqui, estudou aqui, se formou e ganha seu rico R$ aqui e ainda luta contra a pátria... não consigo entender.

  • Léo |  02/09/2021 13:01:22

    E desde quando o dinheiro do contribuinte, público, foi destinado para helicóptero da PM fazer vôo rasante em cima de escola particular? Aí tem!!!

  • Marcio |  02/09/2021 13:01:20

    Para os militantes de esquerda, a bandeira do Brasil se tornou uma afronta. Por eles, a bandeira do Brasil seria vermelha.

  • PJ |  02/09/2021 13:01:15

    Meu Deus, aonde é que estamos: Um sobrevoo com a finalidade de implantar nos jovens o seu amor pela pátria é comportamento subversivo, enquanto isso, mais uma vez, a esquerdista tem razão e está impune... Instigar crianças é CRIMEEEEE, e como tal deve ser punida. Se um neto meu estudasse com essa sujeita ia haver processo em cima dela. Um bando de corruptos que roubaram BILHÕES de reais (Eu disse: BILHÕES) receberam férias e estão ai trabalhando contra o país. Isso é permitido.... Impressionante... Mas resumo: Está tudo certo, dia 07 de setembro está aí...

  • Junior |  02/09/2021 13:01:01

    Esse não é o Juiz que agiu sem ser provocado para intimidar policiais, através de uma carta com ameaças de punição? Como se ele fosse o próprio Comandante da PM, que é quem legitimidade sobre os subordinados Juiz não age de ofício, por iniciativa própria, "ne procedat iudex ex officio". Já é muito evidente que esse cidadão deixou seus sentimentos políticos sobreporem sua neutralidade como julgador. Esse modelo nunca foi o ideal de justiça que o povo brasileiro almejou, foi argilosamente construído por essa casta e imposto.

  • Eler |  02/09/2021 12:12:49

    Parabéns a PM

  • LAZARO |  02/09/2021 12:12:30

    Duas instituições antigas que estão escrevendo parte da sua história em livro bem obscuro: a PM e o Colegio. No Ano que vem o Bolsonaro vai sair e daí quero ver qual vai ser o enredo que eles vão usar para as próximas páginas de suas histórias

  • gervasio - tijucal |  02/09/2021 12:12:20

    nossa esse helicoptero num é pra combater crime? estranho isso dai. Tem q ver de que partiu as ordem pros policial fazer isto?

  • Jhoy |  02/09/2021 12:12:05

    A PROFESSORA LEVOU 03 DIAS DE SUSPENSÃO. ENTRETANTO TRATA-SE DE PESSOA CIVIL. O MILITAR FARDADO É PROIBIDO POR LEI DE PARTICIPAR DE QUALQUER TIPO DE MANIFESTAÇÃO EXCETO SE ESTIVER TRABALHANDO DURANTE UM ATO CIVIL OU PRÓPRIA MANIFESTAÇÃO CIVIL PARA GARANTIR A ORDEM E SEGURANÇA.

  • Carlos cuiabano |  02/09/2021 12:12:03

    Onde um voo com a bandeira do Brasil é crime aínda mais em semana da pátria, juiz deve ser de esquerda só pode tanta coisa pra fazer processo quê fica anos parado sem analizar um trem que aconteceu hj já essa repercussão

Confira também: Veja Todas