Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 23h50
BOLADA A VISTA
Justiça manda Estado dar "aumento retroativo" aos servidores da Sema
Magistrado determina que Lei de 2017 seja cumprida pelo Governo
DIEGO FREDERICI
Da Redação
O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, Flávio Miraglia Fernandes, determinou que o Governo de Mato Grosso cumpra a Lei Estadual 10.596/2017, que estipula o aumento de salário aos servidores das carreiras dos profissionais do Meio Ambiente do Estado. Assinada pelo ex-governador Pedro Taques, o dispositivo legal não vem sendo cumprido pelo poder público.
Em decisão publicada na última segunda-feira (3), o juiz atendeu ao pedido do Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente (Sintema), que vem lutando pela aplicação da lei.O Governo do Estado, que é contra, alega que “a concessão do reajuste salarial pleiteado pelo sindicato contraria restrições orçamentárias e o equilíbrio financeiro do Estado”.
O argumento foi rechaçado pelo juiz Flávio Miraglia Fernandes, que lembrou que o Poder Executivo Estadual não pode deixar de cumprir a lei e que há previsão orçamentária para o aumento, bem como observância à Lei de Responsabilidade Fiscal. “A justificativa do ente estadual baseada em restrições orçamentárias não pode se sobrepor a direitos adquiridos e garantidos por lei. O Supremo Tribunal Federal já se posicionou no sentido de que a reserva do possível não pode ser alegada pelo Estado para eximir-se do cumprimento de obrigações legais e constitucionais, especialmente quando há previsão orçamentária e compatibilidade com os limites fiscais estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal”, lembrou o magistrado.
A decisão ainda pode ser questionada por recurso. No entanto, caso mantida, os servidores receberão verbas retroativas determinadas pela lei, assinada em 2017.
O dispositivo legal prevê ainda um aumento mínimo no salário de 11,9% (fora o RGA), que beneficiará analistas, técnicos e assistentes ambientais do Estado.
Sintep elogia postura de Abilio em Cuiabá
Quarta-Feira, 05.02.2025 23h15
MPE apoia adiamento das aulas em Cuiabá
Quarta-Feira, 05.02.2025 22h56
Dupla é condenada a 36 anos de prisão por matar homem em MT
Quarta-Feira, 05.02.2025 22h53
Novo chefe do MPE recebe procuradores
Quarta-Feira, 05.02.2025 22h51
Júri inocenta acusado de tentar matar amigo esfaqueado
Quarta-Feira, 05.02.2025 21h40