Cidades

Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 19h10

MT se prepara para enfrentar ameaças químicas

Da Redação

Mato Grosso se prepara para enfrentar ameaças químicas

O Ministério da Saúde (MS) realiza, por meio da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  Treinamento em Ameaças Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares no Hotel Deville, em Cuiabá, até sexta-feira (04). O evento tem objetivo de estabelecer a integração entre as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) com os demais órgãos públicos envolvidos na preparação de respostas às ameaças durante a Copa do Mundo Fifa 2014.

Cerca de 100 profissionais das Forças Armadas, Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das unidades hospitalares de saúde públicas e privadas do estado participam da capacitação, agregando conhecimento técnico ao enfrentamento de situações advindas de possíveis acidentes de produtos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

O treinamento é teórico com simulações de casos fictícios que revelam o papel de cada instituição, direcionado a equipes multidisciplinar e multi-institucional das esferas de governo, visando assim, a união de esforços e a integração para o enfrentamento dessa situação de risco. Segundo o diretor do MT Laboratório, Marcelo Adriano Mendes dos Santos, a capacitação e os treinamentos são dados para estabelecer atribuições e responsabilidades e fluxo de comunicação entre as diversas áreas envolvidas prevendo ameaças para o Mundial. O Ministério da Saúde oferece o treinamento para todas as cidades-sedes da Copa do Mundo.

Além de apresentar conceitos relativos aos processos de identificação e descontaminação de Agentes QBRN (Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares), o treinamento segue a dinâmica de aulas teóricas e praticas.

Confira também: Veja Todas