Cidades

Quarta-Feira, 21 de Maio de 2014, 18h00

Parcerias e aproximação são metas do novo Regional de Água Boa

Da Redação

Há cerca de 10 anos atuando na Região do Araguaia, o delegado Welber Batista Franco assumiu a Delegacia Regional de Água Boa (730 km a Leste), em cerimônia na tarde desta quarta-feira (21.05), na Câmara Municipal dos Vereadores, que contou com presença do diretor de interior, Aldo Silva da Costa, policiais e autoridades locais.

O delegado Welber Batista Franco, era titular da unidade de Querência, e agora responde pela administração de nove delegacias de polícia da Regional de Água Boa, em substituição ao delegado Antônio Moura Filho, que entrou de licença para aposentadoria.

Representando o delegado geral,  Anderson Garcia, o diretor de interior, Aldo Silva da Costa, destacou a humildade e competência como pontos forte da escolha do delegado Welber Batista para assumir a Regional de Água Boa. \"Em cada uma das unidades que trabalhou deixou a sua marca. Agora recebeu uma nova missão e tenho certeza irá desenvolver um bom trabalho. Foi uma escolha feliz e irá deixar sua marca aqui também\", destacou o diretor.

O diretor fez agradecimento especial ao delegado Antônio Moura Filho, que por anos comandou a Regional. \"Desejamos que ele seja feliz nessa nova etapa de sua vida, pois muito fez por nossa polícia\", disse Aldo.

O novo regional, Welber Batista Franco, que já passou por delegacias de quase todas as regionais do interior, desde o seu ingresso na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, no ano de 2001, disse que irá voltar sua gestão para a aproximação com a sociedade e parcerias, ainda mais coesas, junto a Polícia Militar, cujo comando está no mesmo prédio da Polícia Civil, Politec, o Judiciário, o Ministério Público, os Poderes Executivos e Legislativo. \"Vamos buscar um trabalho de aproximação junto as instituições para criarmos e implementarmos os Conselhos Comunitários de Segurança e através deles angariar fundos financeiros juntos aos poderes constituídos e parcerias públicos privadas para melhorias das unidades policiais\", declarou Welber.

De acordo com o novo regional, o tráfico de drogas e os crimes contra o patrimônio são as maiores demandas da região. Conforme o delegado, a região é rota do tráfico interestadual e isso fomenta a atividade na localidade. Já os roubos e furtos estão relacionados a proximidade com o presídio estadual, sediado em Água Boa. \"O acesso a BR 158 faz com o município seja rota do tráfico, onde já tivemos grandes apreensões de drogas\", disse o delegado, ao frisar que a Regional mantém um núcleo de inteligência que dá suporte às investigações da região.

O delegado ainda afirmou que pretende implantar novas metodologias de trabalho, como a intensificação de mutirões para evitar o acúmulo de trabalho, no quais os procedimentos mais antigos serão priorizados.\"No último realizado em Querência finalizamos 100 procedimentos em 3 dias\", frisou.

O regional também destacou o apoio dos policiais lotados nas unidades policiais de Água Boa e junto à população. \"A Polícia Civil tem uma reciprocidade muito grande junto à sociedade. Nossos índices de resolutividade é muito grande porque temos bons policiais. São poucos, mas trabalham unidos\", finalizou o delegado.

O juiz de direito, Anderson Junqueira, também destacou a dedicação do delegado Welber Batista. \"Tive a honra de trabalhar com ele e me recordo o quanto é cumpridor dos deveres funcionais. Nossa comarca sempre foi bem representado pelas polícias. Temos aqui uma Polícia Civil que nunca provocou nenhum processo criminal, o que demonstra que não temos só delegados competentes, temos também escrivães e investigadores comprometidos\", afirmou o juiz.

Também estiveram presente na solenidade o vice-prefeito de Água Boa, Lívio Margione, o vereador Gilney Macari, o coordenador de Gestão de Pessoas, delegado Bibiano Nunes Ferreira Filho, o comandante do Comando Regional da Polícia Militar, Cel Jorge Luiz, o defensor público, Wendel Renato, o delegado Regional de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, os delegados Renato Resende e Sued Dias da Silva Junior, além de representantes da Ordem dos Advogados, investigadores, escrivães, perito e familiares.

Confira também: Veja Todas