Cidades

Terça-Feira, 06 de Maio de 2014, 19h27

Procon Estadual realiza palestra sobre superendividamento para alunos

Da Redação

Cerca de 140 alunos da Escola Estadual André Avelino, localizada no Bairro CPA II, participaram na manhã desta segunda-feira (05.05) de palestra educativa sobre “Superendividamento”. O evento, promovido pelo Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), integra a programação da Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece em todo o Brasil, de segunda (05.05) a sexta-feira (09.05). 

Conforme a superintendente do Procon, Gisela Viana, a palestra é um alerta para os jovens. “Hoje em dia, muitos estudantes do ensino médio estão no mercado de trabalho, tem Cadastro de Pessoa Física (CPF) e são consumidores. Eles precisam aprender desde cedo a planejar seus gastos e evitar o superendividamento, que pode ser um fator de exclusão social”, explica. 

Durante o evento, a superintendente do órgão fiscalizador e a conciliadora de Defesa do Consumidor, Márcia Botelho, falaram sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), saúde financeira, riscos de crédito, orçamento e planejamento doméstico, entre outros assuntos. As palestrantes também deram dicas de economia, como a importância de realizar pesquisa de preços, verificar o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) ao comprar eletroeletrônicos e solicitar desconto ao realizar uma compra. 

Para a professora Josiane de Queiroz, organizadora do evento, realizar palestras desse tipo são importantes, pois trazem esclarecimento aos estudantes. “O Procon está conscientizando os alunos sobre como é importante planejar os gastos para economizar”, destaca a docente. As estudantes Danielle de Morais e Tainara Pereira,, do 2º ano do Ensino Médio, dizem que aprenderam bastante. “Vou levar essas dicas para casa. Eu não sabia que não era obrigada a pagar a taxa de 10% para os garçons”, lembra Danielle. Já Tainara alerta que, antes de comprar, precisamos planejar nossos gastos e ponderar se realmente precisamos do produto. 

Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. Para formalizar reclamações, o órgão atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13h às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h30 e aos sábados das 07h30 às 12 horas. 

Confira também: Veja Todas