Quinta-Feira, 08 de Maio de 2014, 22h54
AVISO DADO
TCE exige melhorias na saúde pública de Mato Grosso
Da Redação
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Waldir Teis, se reuniu com os secretários de Saúde do Estado, de Cuiabá e de Várzea Grande, na tarde desta quinta-feira, para discutir ações integradas do Sistema Único de Saúde. Cada gestor deve apresentar seu planejamento que está sendo elaborado com o apoio do TCE-MT, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). Além disso, foram tratadas das recomendações e determinações contidas no relatório da Auditoria SUS.
O relatório, segundo o presidente Teis, é um diagnóstico da saúde, deixando de lado as burocracias e focando na qualidade do serviço oferecido em comparação com o que determina a legislação. \"Queremos garantir que o cidadão seja bem atendido e tenha seus problemas resolvidos, mas para isso é preciso superar problemas crônicos que só serão solucionados com o planejamento das ações, Não se pode imaginar que no serviço público se faça qualquer atividade sem o devido planejamento. Precisamos pensar nas pessoas e fazer ações que melhore a vida delas\", considerou o presidente do TCE-MT.
O secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, destacou a importância da parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso, \"que está orientando ao mesmo tempo em que fiscaliza as ações, sempre em uma postura preventiva, mais do que reativa\". Os resultados da primeira Auditoria Operacional no SUS de Mato Grosso foram apresentados no relatório técnico homologado pelo Tribunal Pleno do TCE-MT no dia 11/03 e apontou 25 irregularidades encontradas na Secretaria de Estado de Saúde e na Secretaria de Saúde de Cuiabá. O relatório foi elaborado por uma comissão técnica presidida pelo conselheiro Waldir Júlio Teis e levado a plenário pelo conselheiro José Carlos Novelli.
Quanto às recomendações contidas no relatório, o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres afirmou \"o município já está cumprindo com grande parte delas e o PDI tem sido um instrumento fundamental para garantir a continuidade do que está sendo feito, pois os próximos gestores são obrigados a darem continuidade. A realidade da capital hoje é de que temos 600 mil habitantes, mas contamos com um fluxo de quase 1 milhão e isso incha o sistema\". As recomendações são pontos de controle para as relatorias na análise das contas anuais de 2014. O relator também destacou a necessidade da implementação da cultura do planejamento nos órgãos públicos de saúde.
O secretário de Saúde de Várzea Grande Dauod Abdallah, contou que \"o convite para a reunião foi bem vindo, pois estamos alinhados ao controle externo desde a elaboração do Planejamento Estratégico da Prefeitura, por meio do PDI, e está nos organizando de acordo com aquelas metas para que até o final desse ano já possamos começar a colher bons frutos\".
As Auditorias Operacionais realizadas pelo TCE-MT foram instauradas em julho de 2012 e vão ao encontro da missão institucional de exercer o controle externo e elevar a qualidade e a celeridade de suas ações de controle e de coibir erros, fraudes e desvios na administração pública.
Participaram da reunião o presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis, o relator das contas da Secretaria de Estado de Saúde, conselheiro Sérgio Ricardo, o relator das contas da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, José Carlos Novelli, o relator das contas da Secretaria de Saúde de Cuiabá, conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira, o chefe de gabinete do conselheiro Sérgio Ricardo, Dariosil Mrozkowski, o secretário de Várzea Grande, Daoud Abdallah, o secretário de cuiabá, Werley Peres e o secretário de Estado, Jorge Lafetá.
Casos de dengue e chikungunya explodem em MT com 15 mortes em investigçaão
Quarta-Feira, 05.02.2025 09h44
Pronto-Socorro de Várzea Grande vive nova realidade
Quarta-Feira, 05.02.2025 08h51
Prefeitura e Bombeiros vão atuar para devolver abelhas
Quarta-Feira, 05.02.2025 08h29
Certificado Digital pode ser adquirido nos Correios
Quarta-Feira, 05.02.2025 08h04
Confira quais bairros de VG recebem água nesta quarta-feira
Quarta-Feira, 05.02.2025 07h50