Terça-Feira, 29 de Abril de 2014, 12h33
BLOCO DE CARNAVAL
Bode do Karuá recebe homenagem na AL
Da Redação
A pedido do deputado Carlos Avalone (PSDB), a Assembleia Legislativa vai homenagear os integrantes da Confraria do Bode do Karuá, tradicional bloco carnavalesco de Mato Grosso. Criado em 1999, anualmente o bloco faz os ensaios em Cuiabá e se apresenta em Chapada dos Guimarães, cidade onde surgiu e leva alegria para milhares de foliões que contribuem com a economia local. A sessão especial está marcada para o próximo dia 26 de maio, às 19 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
“Vamos homenagear a diretoria e os criadores da Confraria do Bode do Karuá, ilustre e tradicional bloco carnavalesco que ajuda a fomentar a economia levando alegria na cidade de Chapada, importante cartão postal do Estado”, destaca Avalone.
Participante do bloco há seis anos, a jornalista Adriane Giraldelli diz que o ambiente é familiar e de pura descontração. “São feitos vários ensaios desde a escolha da música até o desfile final. A cada encontro temos a certeza de muita diversão junto com a família e amigos. Essa homenagem é maravilhosa porque reconhece o trabalho das pessoas que elevam a cultura mato-grossense e estimulam o carnaval de rua”.
Renato Migueis Olavarria Filho, diretor do bloco, ressalta a importância do evento, que sempre contou com a participação do deputado Avalone.
“A homenagem é muito gratificante”, afirma, ao citar os ensaios onde já reuniram até três mil participantes.
HISTÓRICO – A Confraria Bode do Karuá surgiu com o objetivo de comemorar o carnaval na cidade de Chapada dos Guimarães, em família, mostrando para a comunidade que é possível promover a alegria e a irreverência, sem agressividade, preservando os valores morais e incentivando a união e a amizade de todos que de uma forma ou outra mantém uma relação com a cidade de Chapada.
No ano de 1999, com a reunião de um grupo de amigos, na residência do Sr. Renato Olavarria, na cidade de Chapada dos Guimarães, iniciou-se todo o processo da criação da Confraria. O grupo buscava uma maneira de comemorar o carnaval e, para tanto decidiu que o Karuá, apelido do Genivalter da Silva Gomes um paraibano residente em Cuiabá e amante da Chapada dos Guimarães, deveria preparar uma “BUCHADA DE BODE”, prato típico nordestino, para que o grupo degustasse como aperitivo no domingo de carnaval.
Assim cumprindo o prometido e combinado o Karuá preparou uma Cabritada e a famosa Buchada de Bode que foi servida acompanhada de uma boa cachaça, cerveja bem gelada e com animação por conta do som do violão do compositor cuiabano Gentil Bussiki, que no momento de servir a buchada cantou a música “MORTE DA CABRITA” fato este que contagiou a todos os presentes que assumiram o compromisso de participarem de um desfile na avenida no ano seguinte.
Em junho de 1999, no aniversário do Karuá, comemorado com os amigos e evidentemente, tendo como aperitivo a famosa Buchada de Bode, o Gentil presenteou o aniversariante com a música “BODE DO KARUÁ” e neste momento foi decretada a criação da CONFRARIA BODE DO KARUÁ, onde todos os presentes beijaram uma cabeça de Bode que estava no cardápio.
Com a criação da confraria, a sra. Elizabeth Maria Araújo Gomes, esposa do Karuá, ficou muito animada e em encontro com o Neurozito, musico, compositor e professor da UFMT, falou sobre a intenção de colocar o bloco na rua e este prontamente comprometeu-se em criar um samba de enredo para a animação do bloco, que se consolidou no Carnaval de 2000.
VG Shopping sem semana do cinema com ingresso a R$ 10
Quarta-Feira, 05.02.2025 10h20
Cuiabá apoia festa do Senhor Bom Jesus
Quarta-Feira, 05.02.2025 08h39
Produção do filme sobre Tereza de Benguela oferece oficinas a moradores
Terça-Feira, 04.02.2025 17h28
Zezé Di Camargo canta na Musiva em abril
Terça-Feira, 04.02.2025 15h29
Cuiabá sedia evento voltado ao protagonismo feminino no Dia da Mulher
Terça-Feira, 04.02.2025 10h59