Cultura

Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2025, 21h20

GUERRA DA VOZ

Compositor acusa dupla sertaneja em MT de plágio e tenta tirar música do ar

Magistrada negou pedido, mas deu sequência ao processo

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O cantor e compositor sertanejo Ghabriell Joaquim Souza Reis entrou com uma ação contra a dupla Yuri e Gustavo alegando que sua música "Amor da Vida Dela" foi plagiada. Segundo ele, a canção "O Que Mais Me Quebra", lançada pelos sertanejos no DVD "Do Nosso Jeito" em janeiro deste ano, reproduz trechos idênticos de sua composição original sem a devida autorização.

A juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 3ª Vara Cível de Cuiabá, negou nesta semana o pedido de urgência para suspender a transmissão da canção em redes sociais e demais veículos de comunicação. De acordo com o processo, Ghabriell havia permitido a interpretação de sua música pela dupla em 2021, mas sem conceder exclusividade ou abrir mão de seus direitos autorais.

O problema surgiu quando, segundo ele, a nova canção da dupla repetiu não apenas versos idênticos, como também toda a estrutura criativa de sua obra. O trecho apontado como prova do plágio está no verso final das duas canções: “Foi triste ver o amor da minha vida com o amor da vida dela" (música de Ghabriell); “E o que mais me quebra é ver o amor da minha vida com o amor da vida dela" (música de Yuri e Gustavo).

Diante disso, Ghabriell solicitou à Justiça a remoção imediata da música "O Que Mais Me Quebra" de todas as plataformas digitais, além de impedir novas execuções da obra. No entanto, a juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 3ª Vara Cível de Cuiabá, negou o pedido de urgência para suspender a transmissão da canção.

Na decisão, a magistrada destacou que, apesar da gravidade da acusação, é necessária uma análise mais aprofundada do caso antes de tomar qualquer medida drástica, como a retirada da música do ar. Para a juíza, a constatação de plágio depende de uma avaliação técnica mais detalhada, e a discussão deve continuar no decorrer do processo.

A próxima etapa do caso será uma audiência de conciliação, onde as partes poderão negociar um acordo. Caso não haja consenso, a justiça dará continuidade ao processo com a coleta de provas e perícias técnicas para determinar se houve ou não violação dos direitos autorais.

Enquanto isso, a música "O Que Mais Me Quebra" segue disponível para o público e conta com quase 50 mil visualizações no YouTube.

Confira também: Veja Todas