Domingo, 09 de Fevereiro de 2025, 18h05
CARNAVAL
De Santo Amaro à Cuiabá, escola de samba retrata fé na Arena
YURI RAMIRES
Gazeta Digital
De Santo Amaro da Purificação, na Bahia, à Cuiabá, são mais de 2,4 mil km de distância. Mas, no dia 22 de fevereiro, isso vai ser um pequeno detalhe no meio da avenida, quando passar a Escola de Samba Payaguás, que neste ano apresenta “Nos Caminhos da Purificação”, uma celebração de tradição e religiosidade do povo brasileiro.
Carnavalesco João Canavarro, 26, é o responsável por dar vida ao enredo, que ele mesmo criou. Essa é a primeira vez que ele assume o posto de organização do desfile, que engloba a escolha do tema, o samba-enredo e todo o aspecto artístico e visual que vão encher os olhos dos foliões.
“Celso Nazário – presidente da escola – me convidou para fazer parte da equipe em 2023. A gente não tinha nada, nenhum enredo, nenhuma temática. Então comecei a trabalhar e apresentei dois temas. Eles foram para votação e ‘Nos Caminhos da Purificação’ venceu. Escolhemos o que é a cara da escola”, disse.
João lembra que a escola vai retratar os 9 dias de celebração da Festa de Purificação, que começa em um domingo, em Santo Amaro, passando pela casa de Dona Canô – mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia – e só termina no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá.
“Vamos permear toda a rotina de fé dos moradores de Santo Amaro, desde a casa de Dona Canô até a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Purificação, passando também pela igreja do Senhor do Bonfim”, ressalta.
Com o tema delimitado, João começa a construir o desfile com base, também, nas normas da Liga das Escolas de Samba. “A gente divide altas, comissão de frente, musas, destaques e tudo que faz parte do processo de criação. Eu estou envolvido em tudo”, disse ele ao ao lado de fantasias e peças de alegoria que estão na sala de sua casa, no Capão Grande, em Várzea Grande.
Sem poder expor muito – justamente para fazer surpresa no desfile – João mostrou a escultura da igreja de Nossa Senhora da Purificação. Há também peças de cabeças que serão usadas pelas musas da escola, bem como uma fantasia representando João Boi – uma das pessoas de mais influência na lavagem da purificação. Ele cuidava dos cavalos que faziam parte do cortejo.
“O samba também é religião. Para quem vive o samba, sente o samba, ele também é religião”, disse o carnavalesco, que tem mais duas semanas para terminar de montar o desfile, ensaiado duas vezes na semana.
Criada em dezembro de 2020 no bairro Alvorada, a escola desfila pela primeira vez, de forma competitiva, por volta das 2h do dia 22 de fevereiro. Veja abaixo o samba-enredo da escola, criado por Flávio Santos:
“Alvorada anuncia um novo dia
A caminhada à casa de dona Canô
Novenas, Guias e Terços na mão
Água de cheiro e quartinhas
Nos caminhos da purificação
Exú peço licença e sua proteção
Palmas pra Ossain vou ofertar
Oh Mãe…nesse cortejo te ofereço
Ladainhas e orações
Nossa senhora Venha nos abençoar
Na igrejinha do Bonfim
Vou lavar a escadaria
Em devoção ao Cordeiro salvador
Vamos cantar para os nossos ancestrais
Que lutaram por justiça, Liberdade, paz e amor
Meu Santo Amaro da Purificação
Os teus fiéis sejam purificados
As margens do Rio Subaé
Uma corrente de fé
A seus votos renovados
Marias rogai por NÓS
Somos todos filhos seus Rogai por NÓS
Marias Em intercessão a Deus
Odoyá Minha Rainha
Payaguás em procissão vai pro mar
Levar oferendas, agradecer Alodê, Yemanjá”.
Carnaval na Arena Pantanal
A Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá (Libloc) anunciou a programação do desfile das escolas de samba em Cuiabá. Com entrada gratuita, as apresentações acontecerão no dia 22 de fevereiro, a partir das 17h, na Arena Pantanal.
O evento contará com duas escolas de samba e 8 blocos. Segundo Matheus De Luca, organizador do evento, a festa busca fortalecer a identidade cultural da cidade. "Será uma festa cheia de diversidade, cores e muitas histórias. A população vai se surpreender", garantiu.
Veja a programação completa
17h00 – Cerimônia de abertura
17h30 – Apresentação com Grupo de Percussão Orunmila
18h00 – Apresentação da Corte Carnavalesca
18h30 – Bloco Agora QQ Esse
19h00 – Bloco Explosão de Cuiabá
20h00 – Bloco Oh Povo Feio
21h00 – Bloco Melados
22h00 – Bloco Tradição do Araés
23h00 – Bloco Luxo Folia
00h00 – Bloco Império de Casa Nova
01h00 – Bloco Boca Suja
02h00 – G.R.E.S. Payaguás
03h05 – G.R.E.S. Império de Angola
CUIABANA | 10/02/2025 08:08:47
Fé e carnaval, uma festa pagã???? Acredita só quem não é cristão. Mas pode não ser fé cristã. Respeito, só não participo... Não, não sou uma pessoa perfeita mas depois que conheci melhor a doutrina cristã, aprendi a rezar e a discernir o que é ou não de Deus!
Projeto leva cinema itinerante a escolas públicas
Segunda-Feira, 10.02.2025 14h27
Dupla nega plágio; vê falácia de compositor e protesta nas redes
Domingo, 09.02.2025 19h20
Empresária de Cuiabá vence concurso de beleza aos 81 anos
Domingo, 09.02.2025 18h14
Noivo de miss, cantor tem fazenda com 25 mil cabeças de gado em MT
Sábado, 08.02.2025 19h05
Projeto terá oficinas de capoeira, trança nagô e outras atividades
Sábado, 08.02.2025 09h48