Economia

Sexta-Feira, 09 de Maio de 2014, 16h07

VACA LOUCA

Egito embarga exportação de carne de MT

 

Está suspensa por 180 dias a exportação de carne bovina de Mato Grosso para o Egito. A suspensão ocorreu após a descoberta de um caso atípico da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EBB) conhecida como Vaca Louca. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (09) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Este é o 2º país que suspende exportações do Estado devido a doença, ontem (8) o Mapa confirmou também que o Peru deixa de importar produtos do país por 6 meses.

Os embargos irão representar prejuízos para a cadeia produtiva já que as compras do Egito representam 9,62% do total das exportações de carne brasileira. No ano passado Mato Grosso foi responsável por 53,8 mil toneladas de carne do total de 144,7 mil toneladas exportadas por todo o país.

No ano passado, após a confirmação de um caso de doença da vaca louca em um animal morto em 2010 em Sertanópolis (PR), vários países suspenderam a compra da carne brasileira, embora também se tratasse de EEB atípica. A OIE não alterou a classificação de risco do Brasil para a doença, que continua insignificante. Os países que deixaram de comprar carne foram o Japão, a China, o Peru, o Líbano, a Coreia do Sul, Arábia Saudita, África do Sul, Ilha de Taiwan, a Jordânia e o Chile.

Confira também: Veja Todas