Economia

Sexta-Feira, 01 de Setembro de 2023, 00h50

CALOTE DA TERRA

Shopping não paga IPTU e Cuiabá aciona Justiça para receber R$ 5 milhões

Estação apresentou seguro como garantia para pagamento de dívida

LEONARDO HEITOR

Da Redação

 

A Prefeitura de Cuiabá cobra uma dívida milionária do Shopping Estação, em Cuiabá, por conta do não pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A empresa apresentou uma apólice de seguro como garantia para o pagamento da dívida e a juíza Hanae Yamamura de Oliveira, da Vara Especializada de Execução Fiscal de Cuiabá, determinou que a administração municipal emita em cinco dias uma Certidão Positiva de Débito com efeitos de Negativa (CPD-EN), em nome do centro de compras.

A cobrança foi feita pela Prefeitura de Cuiabá em ação de execução fiscal proposta em 2019, por conta do não pagamento de IPTU pelo shopping, inaugurado em outubro de 2018. A dívida atualizada é de R$ 5.215.551,06 e a empresa apresentou um seguro garantia, que tem por objetivo garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo agente tomador perante o ente segurado.

A Prefeitura havia negado o seguro e pedia o pagamento em dinheiro, mas a empresa alegou que a exigência da execução por meio de depósito em dinheiro iria culminar em grande prejuízo ao shopping, sobretudo em razão dos problemas econômicos advindos da pandemia da Covid-19, que ocasionou uma queda de 50% no faturamento do empreendimento. A juíza aceitou o seguro apresentado e determinou que a Prefeitura de Cuiabá efetue a retirada do nome da empresa do cadastro de negativados da administração municipal.

Caso o shopping não pague as dívidas tributárias com a gestão da capital, a seguradora terá que arcar com o valor milionário. “Desta feita, acolho o pedido da executada e recebo o seguro garantia prestado, à garantia da presente Execução Fiscal. Registro que a referida garantia não implica a suspensão da exigibilidade do crédito tributário, tampouco da execução fiscal, por ausência de previsão legal, autorizando, contudo, a expedição de Certidão positiva com efeitos de negativa, em relação aos débitos aqui discutidos. Determino que a Fazenda Pública expeça, no prazo máximo de cinco dias, Certidão Positiva de Débito com efeitos de Negativa (CPD-EN) em nome da executada, salvo pela pendência de outros débitos”, diz a decisão.

Comentários (5)

  • Pagador de impostos |  01/09/2023 14:02:56

    Esse Iptu está um absurdo para bancar esses políticos, em v. Grande está impagável a justiça até agora não fez nada, Mané paletó ta arrecadando para pagar as campanhas , tudo nas costas dos pobres trabalhadores, difícil demais

  • Nukus Pimentis Ardes |  01/09/2023 09:09:40

    Não sei pq vcs estão preocupados com isso, num país que corrupto e condenado é pr3sidente pode tudo!! Dou razão ao Shopping. nénão????

  • José Ângello  |  01/09/2023 07:07:30

    Pois é, só fachada....luxo, ostentação....e um a dívida desse porte...Kkkkkk...um Shopping como este, que com certeza tem lucros absurdos, não paga IPTU....KKKKK....Como dizia minha ama avó, Por fora bela viola,por dentro , pão bolorento!!!!!!kkkkk

  • Dunha |  01/09/2023 06:06:10

    Vai vc Zezinho deixar de pagar o IPTU (assalto) pra ver onde vc vai parar nessa justicia de Matos Grosso...

  • Norris |  01/09/2023 05:05:09

    Rapaz, e isso cobrando 11reais de estacionamento mais 2 reais por hora adicional. É brincadeira um trem desse. Má gestão ou incompetência. E povo se lascando pra pagar o estacionamento.

Confira também: Veja Todas