Entrelinhas

Sexta-Feira, 30 de Agosto de 2024, 11h36

ELEIÇÃO EM CUIABÁ

Líder ignora enfermeiros e apoia médico

Da Redação

 

Apesar de cinco enfermeiros e dois técnicos de enfermagem lançarem seus nomes para disputarem uma vaga na Câmara de Cuiabá, a representante maior da categoria não os apoia. Eleita presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT) no fim de 2023, Bruna Santiago decidiu apoiar o médico Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah (União), que usa o nome de campanha como "Dr. Daúde".

Os representantes da categoria que pleiteiam o cargo de vereador trabalham nas mais variadas esferas da saúde. Alguns estão na Saúde Pública, outros na privada e até há quem usa da profissão para empreender.

Porém, a defesa das pautas da enfermagem por quem representa e vive o dia a dia do drama e necessidades da categoria não é bem avaliada pela presidente do Coren-MT. Bruna Santiago escolheu apoiar um médico, que também é empresário e possui diversos contratos com o poder público, tanto em Mato Grosso como em São Paulo.

No último domingo (25), ela participou de uma reunião de alguns profissionais da enfermagem para manifestar apoio ao médico. A reunião foi postada pelo próprio candidato do União nas redes sociais. "Hoje tivemos uma importante reunião com manifestação de apoio dos amigos profissionais da enfermagem", escreveu o candidato.

Os contratos que as empresas de Daoud possuem com o poder público preveem o atendimento às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais, incluindo a mão de obra de médicos e enfermeiros. Diversos profissionais, inclusive, reclamam da precariedade nos contratos de trabalho com a empresa terceirizada. "Dr. Daúde" também já foi diretor da Organização Goiana de Terapia Intensiva.

Na última semana, o juiz João Filho de Almeida Portela, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, agendou para fevereiro de 2025 audiência de instrução e julgamento  com o médico e candidato a vereador. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), o médico é suspeito de fraudar um processo licitatório realizado na Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES), no ano de 2022.

Conforme denúncia apresentada pelo MPE, o “Dr. Daúde” teria declarado falsamente que se enquadrava nos limites de faturamentos previstos no artigo 3º da Lei Complementar nº 123/2006, que trata da definição de microempresas e de empresas de pequeno porte. Além disso, o médico teria apresentado estar apto a usufruir do tratamento estabelecido nos artigos 42 a 49 da mesma lei, que fala sobre a participação em certames licitatórios.

Além de não apoiar um candidato da categoria que representa, Bruna Santiago comete ato de infidelidade partidária. Filiada ao PSD, chegou a articular uma candidatura à Câmara de Cuiabá.  Ao recuar do projeto político, ignorou até mesmo candidatos de seu partido para apoiar um nome da coligação adversária. O PSD está na coligação de apoio a Lúdio Cabral (PT).

Comentários (8)

  • Joana |  31/08/2024 09:09:43

    Essa Bruna Presidente do Coren quer ser candidata, aí fica usando a enfermagem. Não tem nada de unidade aí, tudo política. Só querem saber da mensalidade dos enfermeiros e dos técnicos, isso é que importa pra eles

  • João  |  31/08/2024 09:09:04

    Pelo barulhão que tentaram fazer semana passada achei que a classe era unida, mas é só mais uma classe que vira massa de manobra

  • Octavio  |  31/08/2024 07:07:01

    Enfermagem quando vier a eleição lembre-se disso! Vamos pedir para ela cabdidatar-se a presidente do CRM kkkkk

  • DELVAN ROSA PARREIRA JUNIOR |  30/08/2024 22:10:31

    Vai tomar até encostar!

  • Maria  |  30/08/2024 19:07:53

    A eleição do corem vem aí ?viu dona?? Nois da enfermagem vamos lembrar disso aí pode esperar aí vc pede voto pra esse aí aliás vcs se merecem

  • Marcio |  30/08/2024 15:03:30

    Esse povo saude desunido demais!!! Puxam saco sempre da pessoa errada!! Baba ovo do sinpen q q baba ovo prefeito tdo cheio de tchegado na prefeitura nao conseguem nada nada!!! Adevair consegue tudo para os servidores em geral da prefeitura e assim vai se elegendo

  • Mel |  30/08/2024 15:03:11

    Médico formado na Bolívia kkkkkk Sempre envolvido em malandragem.

  • Carlos Eduardo Campos  |  30/08/2024 12:12:12

    Isso Chama Dinheiro! O dinheiro que ele tem chama muito apoiador e gente dentro do partido, gente fora, associação e sindicatos. O dinheiro funciona. Agora um cara Desse que e acusado de fraude em licitação. Vai esperar o que dele na câmara.

Confira também: Veja Todas