Mundo

Terça-Feira, 22 de Abril de 2014, 16h14

DEM protocola convite para que Gabrielli fale na Câmara

Terra

O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), protocolou nesta terça-feira, em duas comissões da Casa, requerimentos de convite para que o expresidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli fale sobre \"a guerra de versões entre os principais atores dos escândalos envolvendo a Petrobras\".

No requerimento, o deputado cita entrevista concedida pelo ex-presidente ao jornal \"O Estado de S. Paulo\", em que ele diz: \"Eu era o presidente da empresa. Não posso fugir da minha responsabilidade, do mesmo jeito que a presidente Dilma não pode fugir da responsabilidade dela\".

Na entrevista, Gabrielli ainda comenta o depoimento da presidente da Petrobras, Graça Foster, em que ela afirmou, sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, por R$ 1,25 bilhão: \"não há como reconhecer na presente data que foi um bom negócio\". Para ele, esta declaração não mostra que Foster tem uma avaliação diferente da dele sobre o negócio, \"nós não divergimos. Graça disse de forma explícita que hoje ela não faria o negócio mas que na época foi um bom negócio\".

O ex-presidente ainda usou um jogo de palavras para afirmar que o relatório apresentado ao conselho da empresa, presidido na época pela presidente Dilma Rousseff, não era falho: \"acho que não (foi falho). Ele foi omisso. Sem dúvida nenhuma foi omisso porque as duas cláusulas mencionadas (Put Option, que obrigou a Petrobras a comprar 100% da refinaria, e Marlim, que compensaria a então sócia Astra por possíveis prejuízos) não constavam da apresentação feita aos conselheiros\".

Os requerimentos foram protocolados pelo deputado nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara.

Confira também: Veja Todas