Polícia

Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2025, 12h27

CAMELÓDROMO

Comerciantes extorquidos pelo CV pensaram em suicídio em VG

Faccionados intimidavam donos de banca para pagarem 5% do faturamento

YURI RAMIRES e VINICIUS MENDES

Gazeta Digital

 

Comerciantes vítimas das extorsões do Comando Vermelho relataram cenário de horror à Polícia Civil. Há casos de pessoas que desenvolveram depressão, que compraram arma para se defender e até pensaram em cometer suicídio para se livrar das ameaças dos faccionados. 

Delegado Antenor Pimentel, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco), disse em coletiva de imprensa que a atuação das facções chegou em “situação extrema”. “Eu sei que não é só em Várzea Grande. Vimos vítimas com depressão, que fechou o comércio, vítima comprou uma arma para se defender e pensou em usar ela para se matar. A situação é extrema. O tráfico já é dominado por facção, a lavagem de dinheiro já é dominada por facção e agora, extorsão, é a gota d’água”, disse. 

Na operação da delegacia, denomina de ‘A César o que é de César’, dois membros do CV foram presos, sendo um de 35 anos – no bairro Jardim Fortaleza – e outro de 29, no Tijucal. Eles foram apontados como violentos pelo delegado. Um tinha função de ‘disciplina’ e o outro era ‘braço direito’. 

Os dois foram identificados como autores de ameaças e extorsões contra comerciantes de Várzea Grande, especialmente os que atuavam dentro do camelô da cidade. Eles cobravam uma “taxa de funcionamento” de 5% sobre o faturamento mensal dos lojistas. 

Fugiu para a Rocinha

Pimentel relatou que assim que a especializada começou a investigar os crimes, os suspeitos perceberam a movimentação policial e um deles chegou a fugir horas após as diligências. “Quando a PJC começou a investigar o caso para valer, os suspeitos perceberam e, na mesma madrugada, um deles comprou passagem de R$ 5 mil à vista e ficou escondido na Rocinha – comunidade do Rio de Janeiro. A rocinha se tornou um reduto da criminalidade”, disse. 

Trata-se de O.R., 35, conhecido como Shelby. “A gente ficou fazendo o monitoramento dele, que se portou como foragido. Apesar da esposa ter empresa, salão, passou dois meses sem comparecer. Prendemos ele fora de casa, realmente foragido”, disse. 

Por enquanto, a polícia não divulgou o número de vítimas, nem mesmo a quantidade em dinheiro que a facção conseguiu com os crimes. “Estamos fazendo trabalho de porta em porta, procurando as vítimas. Estamos fazendo um esforço para ajudar, convencer a depor mesmo sem colocar o rosto. Então, até assim, as pessoas têm medo”, relatou. 

O outro comparsa do esquema é C.R.L.S., conhecido como ‘Maxixi’. Junto com o principal investigado, reforça as ameaças aos comerciantes e, em algumas situações, assumiu atitudes mais agressivas, com violência nas abordagens e tem papel direto na cobrança e recebimento das taxas ilegais. 

Os integrantes do esquema monitoram de perto a rotina dos comerciantes, garantindo que os pagamentos sejam realizados e reforçando a intimidação, com presença constante no camelódromo em Várzea Grande. “Sob a falsa alegação de oferecer segurança aos estabelecimentos, na realidade esses criminosos exercem pressão sobre as vítimas, as coagindo e amedrontando”, pontuou o delegado Antenor. 

A GCCO reforça que denúncias sobre fatos semelhantes pode ser denunciados diretamente à unidade policial, com o sigilo garantido, pelos telefones (65) 98173-0700 ou 197. 

A Cesar o que e de Cesar

A Cesar o que e de Cesar

A Cesar o que e de Cesar

A Cesar o que e de Cesar

Comentários (8)

  • Cavalo Louco |  10/02/2025 16:04:51

    Cadê as Armas e os CAC´s que o Bozo disse que ia resolver seus problemas ???? Chamem os CAC´s e peguem as Armas , se defendam !!! Ora sempre soube que quem defende a População é a Policia Militar e Civil !!! E aviso como avisei 3 anos antes; esta quadrilha vai chegar nas Transportadoras e nos Caminhoneiros !!!

  • Do Velho Continente |  10/02/2025 16:04:33

    Infelizmente, o Brazil está dominado pelo crime organizado, começando pelo FANTOCHE que o $TF/T$E nomearam para sentar na cadeira de presidente da Repúbliquetaa das bananas. Com o apoio e proteçäo total dos COMPARSAS do $TF. Depois o "senhor" Alexandre Moraes diz que no Brazil existem leis.!!!! kkkkkkkkkk

  • Salvador de Oliveira Silva  |  10/02/2025 15:03:54

    Se a direita mantiver no governo o crime organizado comandará Mato Grosso.

  • cada coisa |  10/02/2025 15:03:17

    Agora imagine o que o consórcio PT, CV e os nobres ministros querem desarmar a população. Estado Frouxo, o crime domina, se o MM não agir com toda a força da lei, em pouco tempo viramos um RJ.

  • SO DE OLHO... |  10/02/2025 14:02:44

    e ai tem juiz que defende que presos tenham mercadinho dentro do presidio, porque o cara quer tomar um refrigerante, uma agua mineral e o Estado não fornece. não sei quem é pior quem pratica o crime ou quem defende.

  • Empresário Medroso |  10/02/2025 13:01:59

    Hoje, você quer vender cigarro em distribuidora, você é obrigado a comprar os cigarros que vem do Paraguai da facção e vender. A maioria das empresas está tendo de pagar essa taxa e isso é triste. Além do estado, agora temos o crime organizado cobrando tributo. Se recordam daquele que foi morto no camelô em Cuiabá? Pois é, ele vendia cigarro e não aceitava vender o da facção, com valor superfaturado. Olha o que aconteceu. Buraco? Sabe os PODs, Vapes (cigarros eletrônicos) que seu filho ou sua filha usa? Então, se atreva você trazer do Paraguai e vender. Vai parar 7 palmos de baixo do chão. Esses dois exemplos não é nada, tem vários formas de contribuição, até mesmo pagar para não poder roubarem o estabelecimento existe. Mauro Mendes vem contribuindo demasiadamente no combate ao crime, mas as leis são pra português ver. Não existe uma pena de verdade.

  • Paulo  |  10/02/2025 13:01:20

    essa raça deveria ser castrada para sequer se reproduzir.

  • Pedro Alves |  10/02/2025 12:12:52

    Pois é, tinha um presidente amigo do governador que dizia que bandido bom é era bandido morto. No desgoverno dele as milícias e as facções passaram a dominar o Brasil e hoje ele defende a extinção da lei da ficha limpa pra beneficiar os bandidos, principalmente ele. Esse é o Brasil...

Confira também: Veja Todas