Polícia

Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024, 09h10

CHOCANTE

Líder do CV decretou e ‘assistiu’ execução das irmãs de dentro da PCE

Motivação da barbárie seria um gesto atribuído ao PCC, facção rival ao CV

SILVANA RIBAS

A Gazeta

 

Tortura e assassinato das irmãs Rayane Alves Porto e Rithiele Alves Porto, na região de fronteira, foram ordenados por líder da facção Comando Vermelho (CV) de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE). O faccionado Véio ordenou a morte de ambas pelo fato de uma delas ter postado uma foto nas redes sociais mostrando três dedos da mão, o que remeteria à facção rival Primeiro Comando da Capital (PCC). 

A videoconferência entre o líder preso e os assassinos se estendeu por três horas, durante a prática dos crimes. Informação consta do termo de custódia dos quatro acusados maiores de idade, dentre os 11 presos identificados pela participação no brutal assassinado ocorrido na noite de sexta-feira (13) e madrugada de sábado (14), na cidade de Porto Esperidião (326 km a oeste). 

O magistrado Ricardo Garcia Maziero homologou a prisão em flagrante de Rosivaldo Silva Nascimento, 19, Lucas dos Santos Justiniano, 22, Maikon Douglas Gonçalves Roda, 29, e Ana Claudia Costa Silva, 30, e as converteu em prisão preventiva pela morte e tortura das duas irmãs e pela tortura e tentativa de assassinato do irmão delas, R.A.P., que teve amputado o dedo mínimo da mão esquerda e a orelha esquerda, além de ter sido atingido por facadas na região da nuca. 

R. continua hospitalizado, mas sem risco de morte. As duas irmãs foram sepultadas na manhã deste domingo, em Glória do Oeste (312 km a oeste). 

O crime chocou a comunidade local, pelo fato da família das vítimas ser conhecida na região e as vítimas torturadas e assassinadas serem frequentadoras de uma igreja local, sem qualquer envolvimento com o mundo criminoso. 

O próprio delegado regional de Cáceres, Higo Rafael de Oliveira, que atuou na força-tarefa que fez a prisão do bando horas após o crime, assegura que a motivação do crime é absurda, pois a suposta foto foi tirada em família. 

"Simplesmente matam por nada", assegurou o delegado, que manda um recado para os criminosos dizendo que não é a facção que comanda a fronteira, mas as forças de segurança, que rapidamente deram a resposta com a prisão em flagrante do grupo. 

Quanto aos menores envolvidos, responderão pelos atos infracionais e tiveram pedidas as internações em unidade socioeducativa. Dos 11 envolvidos, sete são adolescentes, considerados como mão de obra barata e descartável da facção.

Comentários (13)

  • Jonathan  |  16/09/2024 22:10:08

    Tudo isso pelo PRAZER de fazer o Mau e também carregar nas costas a fama de criminosos.. pelo vídeo se vê que são adolescentes, tem uma gorda e até um manco. KD a gloriosa polícia? Chega a TACA neles.e nos FEMINICIDAS. E colocar no PAREDÃO. Enquanto não ser radical com esse tipinho de gente vai continuar morrendo inocentes. Lembram dos INOCENTES Uber que morreram? Fizeram por raiva mesmo e extorquir e depois coloca culpa em dedo etc.

  • poconeano  |  16/09/2024 18:06:14

    Alexandre de morais ministro do STF, com uma simples determinação bloqueou o x, com multa de 50 mil para quem usar, faz o mesmo, determine que os celulares dentro do presidio não tenha funcionalidade e multa de 50 mil para o preso que for pego com celular

  • garastazul@bol.com.br |  16/09/2024 17:05:14

    Tem uns ninja que fica apontando o dedo para o governador..... (que merda o governador pode fazer um essas leis de merda que protege esses animais bestializado) que depois de 3 horas de sadismo, perversão ainda vão para uma audiencia de custodia para o juiz e um promotor saber se os SATANAS foram bem tratado pela policia..... acorda meu povo.

  • Enchendo linguiça |  16/09/2024 17:05:12

    Senhor Governador. Vossa Excelência sancionou a lei de retiradas de fios e tomadas nas celas para evitar carregar celular nos presídios e assim diminuir o uso. Governador faça visitas em vários presídios do Estado e verá fios e tomadas a vontade nas celas..Diretores reformaram as celas e colocaram fios e tomadas novamente.....A síndrome do Estocolmo já tomou os neurônios de vários gestores do sistema por pressão de outros poderes com a tal ressocialização, que leva a diminuição de segurança e a falta de revistas constantes...De janeiro a agosto, faça uma checagem de quantas revistas foram feitas nos presídios para retiradas de celular.....NINGUEM ESTA CUMPRINDO A SUA DETERMINAÇÂO GOVERNADOR....a LEI de autoria do João Baitista ex deputado e aprovado na assembleia e sancionado por vossa pessoa não esta sendo cumprido por no mínimo 95% das unidades penais...Falta foco GOVERNADOR..Os policiais penais foram transformado em policia para combater o crime dentro dos presídios e não para fazer ressocialização de competência da FUNAC que deve ser dirigida por um Profissional de Nível Superior do Sistema Penitenciário.

  • Sanfoneiro do Apocalipse  |  16/09/2024 17:05:06

    Os Animais Sociais em plena atividade... assim irao dominar o mundo..abre os zoio políticos brasileiros!!!

  • Sagrado |  16/09/2024 17:05:01

    Vejamos, o que vai acontecer, primeiro a audiencia de custodia ora vereficar se nao foi ilegal e nao sofreram tortura, segundo nas cadeias nao pode misturar pra nao morrerem, pois ainda sao vitimas da sociedade, depois o nine e seu ministro tratam como coitados, pois teram regalias na cadeia ou penitenciaria, ai o exelentissimo desenbargador perri vai dizer que eles sofrem nas cadeias maltratos.....entao quem e a vitima deste fato, obvio que e os presos, pois quem morreu vai ficar as lembrancas....nesse brasil ja era tanto o judiciario, legislativo e executivo......

  • Juan Pablo  |  16/09/2024 13:01:51

    A POLICIA BEM QUE PODERIA TER MATADO TODOS ELES E DIZER QUE FOI TROCA DE TIROS ACORDA A FACÇÃO MATOU ELA POR ELA ESTAR ENVOLVIDA NA POLÃTICA ELES QUEREM SE ELEGER EM TODO CANTO A TODO CUSTO

  • Salas |  16/09/2024 13:01:13

    Raul, faz tempo que não vejo um comentário como o seu, concordo com o seu ponto de vista, mais que isso, está acabando os políticos compromissados com o povo de verdade, apenas são encantadores de otários. Esta muito difícil uma mãe parir um estadista de verdade.

  • joao mensageiro |  16/09/2024 11:11:35

    Como eu admiro a coragem desses coitados que se envolvem com o crime, são pobres miseraveis quem entregam sua vida como um boi levado ao matadouro. O que leva essas pessoas a admirarem e se envolverem com essa escoria de imundos do crime?

  • Zépilinta  |  16/09/2024 11:11:33

    E agora ahh!!!!!!! Nada mais absolutamente nada justifica esses 2 CRIMES!! 02 INOCENTES e agora ah!!! que as FACÇÕES se ACERTEM PCC com CV vice e versa. CV com PCC

  • Ana Bela |  16/09/2024 10:10:48

    Os covarde agem assim mesmo, a justiça de DEUS é divina

  • Bukele  |  16/09/2024 10:10:10

    O que são os presídios Brasil a fora? Verdadeiros escritórios das organizações criminosas, com direito a segurança armada, motéis e todos os tipos de benesses. O infame judiciário já está em campanha para climatizar todos os presídios do país. Enfim esse País está nas mãos de bandidos da pior espécie.

  • Raul |  16/09/2024 09:09:03

    Então...como a reportagem conseguiu essa informação, eu não sei...porque ela sempre é escondida... Um preso de alta periculosidade, em custódia do Estado... dentro da PCE, penitenciária central do estado...tem acesso a celulares e fazem chamadas de vídeos e ligações para cometer crimes, matar e torturar seus filhos e parentes...e vcs ficam discutindo lula , bolsonaro, STF... vcs que comentam isso aqui, são bem uns vagabundos isso sim...VCS SABEM QUE SEGURANÇA PÚBLICA É RESPONSABILIDADE DO ESTADO, O MAURO MENDES É O CHEFE DA PM, DA CIVIL, DO SISTEMA CARCERÃRIO...aí o cara está com 64% de aprovação, por ficar construindo pontes e estrada de asfalto...e a segurança pública essa bosta...e todas as vezes que é questionado ele joga a culpa para as leis...LEIS JA EXISTE...É SÓ CUMPRIR GOVERNADOR...TIPO COMO ESSE CELULAR CHEGOU NAS MAOS DESSE BANDIDO??? E UM MONTE DE VAGABUNDOS, SAFADOS, PILANTRAS AQUI NOS COMENTÃRIOS, FALANDO DE LULA, BOLSONARO E STF... TEMOS QUE COMEÇAR A DISCUTIR COM MAIS SERIEDADE A SEGURANÇA PÚBLICA DE MATO GROSSO

Confira também: Veja Todas