Polícia

Domingo, 13 de Outubro de 2024, 12h45

DESMATAMENTO

Operação apreende veículos e multa em R$ 846 mil em MT

Da Redação

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente apreendeu, nesta semana, 2 tratores, 1 pá carregadeira e 1 caminhão basculante nos municípios de Confresa, Canabrava do Norte e Querência pela Operação Amazônia. Os infratores foram autuados em R$846 mil.

A operação ocorreu entre os dias 7 e 11 de outubro, com apoio da Polícia Civil e visou o combate ao desmatamento ilegal em área de reserva legal, exploração ilegal de madeira e descumprimento de embargo.

No município de Confresa, uma propriedade foi autuada por desmatamento em área de reserva legal. Duas propriedades foram autuadas por descumprimento de embargo em Canabrava do Norte e em Querência foi deflagrada uma operação contra a exploração ilegal de madeira.

Os tratores apreendidos foram 1 trator esteira e 1 trator pneu. Também foram apreendidas 4 motosserras.

Operação Amazônia

A Operação Amazônia foi colocada em prática por órgãos estaduais e federais sob a coordenação da Sema. As equipes contam com auxílio de equipamentos de monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso e mantêm fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental.

A ferramenta, contratada pelo REM, age de forma preventiva, minimiza os danos, aumenta a celeridade na resposta, facilita a responsabilização e permite o embargo da área de forma imediata por meio do monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento.

Os agentes também apreendem e removem maquinários flagrados em uso para o crime, efetivando a responsabilização, já que a apreensão de bens promove a descapitalização do infrator.

Denúncias

 

Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelos números 3613-7398 ou 98153-0255 (por telefone ou whatsapp) pelo email ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.

 

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Comentários (3)

  • muito louco |  13/10/2024 14:02:10

    Aqui em MT, ninguém paga multa de nada, são todos prescritos e a justiça adora estes processos, ainda mais se o infrator tiver amigos influentes ai é que não sai dada, é tudo mentira.

  • Maria Auxiliadora  |  13/10/2024 14:02:05

    A próxima chamada sobe o assunto será: CONSEMA anula multa de empresários do agro e manda devolver maquinários e abrir PAD contra os fiscais que o autuaram OU TJMT extingue multa e manda devolver maquinários aos empresários flagrados cometendo crimes ambientais.

  • jocadomas |  13/10/2024 13:01:18

    essas multas nunca são pagas, na boa???? prende esses meliantes, bloqueiam os bens e deixa mofando na cadeia até a familia reflorestar o que destruiram, serve de lição para muitos

Confira também: Veja Todas