Política

Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2025, 13h35

BRT ATRASADO

Governador avisa que tomará decisão prudente: "tempo da desculpa acabou"

Consórcio praticamente abandonou obra de novo modal

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O governador Mauro Mendes (UB) afirmou que em breve haverá uma decisão sobre o rompimento ou não com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, responsável pelo modal, devido ao atraso das obras na Capital. À imprensa, nesta segunda-feira (03), ele reconheceu que o consórcio enfrenta dificuldades na execução do projeto, mas alertou para a necessidade de um ponto final bem embasado. 

Segundo ele, técnicos da Procuradoria Geral do Estado, da fiscalização e da empresa responsável estão debatendo possíveis soluções para o impasse. "É claro que o consórcio tem dificuldades. Isso todo mundo vê a olhos nus, mas uma decisão contratual pode ser um dos remédios. Porém, temos que saber que, se isso for feito de maneira apressada, pode trazer prejuízos para o Estado", disse.

O governador também destacou que parte do atraso ocorreu devido a entraves administrativos causados pela Prefeitura de Cuiabá, quando Emanuel Pinheiro (MDB) era prefeito. Segundo Mendes, o emedebista dificultou as liberações necessárias durante um ano.

No entanto, ele frisou que o desempenho da empresa responsável pela obra não está satisfatório. "O tempo da desculpa acabou. Em outubro, fizemos uma repactuação de prazos com eles e, mesmo assim, novembro, dezembro e janeiro tiveram descumprimentos", criticou.

Mendes garantiu que a decisão sobre o futuro do BRT será tomada de forma criteriosa e segura, ainda que demande mais tempo. O chefe do Executivo afirmou ainda que já iniciou diálogos com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e conversou diretamente com conselheiros responsáveis pelo acompanhamento do contrato.

Além disso, com a ausência do secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, por problemas de saúde, Mendes assumiu parte das tratativas diretamente. O governador também foi questionado sobre o trecho da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), uma das partes mais complexas da obra devido à presença de um córrego.

Ele admitiu que não há garantia de que essa etapa será concluída dentro do seu mandato. "Eu não estou preocupado com isso. Eu estou preocupado em tomar decisões corretas, técnicas e que produzam o melhor resultado para a população. Não adianta ficar falando sobre isso, temos que resolver o problema da melhor maneira possível”, afirmou. 

Comentários (9)

  • Jacinto |  04/02/2025 16:04:31

    O Governador reclamando do seu próprio governo NÃO TO ENTENDO

  • O CRITICO |  04/02/2025 16:04:09

    É ISSO QUE Dà DAR CORDA PARA PAU RODADO, AGORA MAIS UMA VEZ O POVO DE CUIABA VAI PASSAR POR OTARIO, ENGANADO PELO MMENTE, E AINDA TEM GENTE DA IMPRENSA QUE ELEOGIA ESSE CARA DE PAU, É PRA ACABAR, QUANDO O EX PREFEITO EMANUEL PINHEIRO FALOU QUE O BRT SERIA UM ATRASO TODA A EMPRENSA QUE DEVE SER PAGA PELO MM FOI CONTRA AS POSIÇÕES DO EMANUEL MAS ELE SABIA O QUE ESTAVA FALANDO, AGORA É SO 2026 PARA DAR O TROCO NAS URNAS PARA ESSE QUE NOS ENGANA A TODO TEMPO

  • Lud  |  04/02/2025 16:04:02

    O governador disse que não tem pressa de entregar a obra do BRT e o pior que a imprensa toda bateu palma bando de vendidos. O governador não anda de BRT, não usa o transporte público, enganou, mentiu para a população e todos estão achando normal, acordo povo ordeiro submissa se acovardaram aonde está sua indignação população, esse governo só mente e usa a mídia pra disseminar essas mentiras. A AL trocou um bajulador por outro bajulador que diz que o povão é prioridade.

  • Raul |  04/02/2025 15:03:24

    Mauro M EH MAIS DO MESMO!!!

  • MM discípulo de Silval  |  04/02/2025 15:03:00

    VLT o dinheiro sumiu e deixou uma porcaria a cidade de CUIABà E VG, agora a mesma historia pra boi dormir, só para os ratos sumirem com mais grana e deixar essa merda na av. do CPA atrapalhando toda população ir e vir, trabalhar, estudar e etc, e ainda vem com conversinha fiada de romper com o consórcio, serão mais 20 anos de atrasos até esses políticos corruptos inventarem outro modal para ganharem mais dinheiro publico indo pro ralo. MM NOS VEREMOS NAS URNAS...

  • Servidor Sincero |  04/02/2025 14:02:05

    Lamentável essa situação. Toda obra a ser executada é devidamente planejada, são estabelecidos prazos e outras coisas. Há margem para atraso e demais empecilhos que possam surgir, tudo isso é previsível, tanto é, que é previsto e acordado entre as partes. Não estão inventando a roda, basta seguir diretrizes que toda obra deve seguir, mesmo sendo de grande proporções. O que parece é que estão querendo justificar mais gastos com tal projeto.

  • JOSE |  04/02/2025 14:02:03

    A drenagem na área da prainha já estava prevista no projeto do VLT, isso não é novidade ....

  • ESTÃO FAZENDO O POVO DE OTARIO |  04/02/2025 13:01:58

    É INACREDITAVEL, É INACEITAVEL, TUDO ISSO Jà DEVERIAM TER VISTO ANTES, TUDO ISSO Jà ERA PRA TER SIDO PLANEJADO A MAIS DE 10 ANOS ATRAS. ESTÃO FAZENDO O POVO DE OTARIO MAIS UMA VEZ!! GOVERNADOR O SR. Jà SABIA QUE NADA DISSO IA DAR CERTO E CONTINUOU COM ESSA PALHAÇADA...E AINDA VAI TER OTARIO QUE VAI VOTAR NELE PRO SENADO OU COLOCAR O VICE DELE O PIVETTA QUE NÃO SERVE PRA NADA. CUIABA NÃO É LEVADA A SERIO, TAMBEM NÉ O POVO ACEITA TUDO SEM RECLAMAR.

  • LAZARO |  04/02/2025 13:01:37

    Vai ficar nessa conversa fiada até quando? Essa obra é uma vergonha há muito tempo. Em VG ela é interminável e o Mauro nada faz pra resolver.

Confira também: Veja Todas