Política

Quarta-Feira, 05 de Fevereiro de 2025, 23h50

BOLADA A VISTA

Justiça manda Estado dar "aumento retroativo" aos servidores da Sema

Magistrado determina que Lei de 2017 seja cumprida pelo Governo

DIEGO FREDERICI

Da Redação

 

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, Flávio Miraglia Fernandes, determinou que o Governo de Mato Grosso cumpra a Lei Estadual 10.596/2017, que estipula o aumento de salário aos servidores das carreiras dos profissionais do Meio Ambiente do Estado. Assinada pelo ex-governador Pedro Taques, o dispositivo legal não vem sendo cumprido pelo poder público.

Em decisão publicada na última segunda-feira (3), o juiz atendeu ao pedido do Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente (Sintema), que vem lutando pela aplicação da lei.O Governo do Estado, que é contra, alega que “a concessão do reajuste salarial pleiteado pelo sindicato contraria restrições orçamentárias e o equilíbrio financeiro do Estado”.

O argumento foi rechaçado pelo juiz Flávio Miraglia Fernandes, que lembrou que o Poder Executivo Estadual não pode deixar de cumprir a lei e que há previsão orçamentária para o aumento, bem como observância à Lei de Responsabilidade Fiscal. “A justificativa do ente estadual baseada em restrições orçamentárias não pode se sobrepor a direitos adquiridos e garantidos por lei. O Supremo Tribunal Federal já se posicionou no sentido de que a reserva do possível não pode ser alegada pelo Estado para eximir-se do cumprimento de obrigações legais e constitucionais, especialmente quando há previsão orçamentária e compatibilidade com os limites fiscais estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal”, lembrou o magistrado.

A decisão ainda pode ser questionada por recurso. No entanto, caso mantida, os servidores receberão verbas retroativas determinadas pela lei, assinada em 2017.

O dispositivo legal prevê ainda um aumento mínimo no salário de 11,9% (fora o RGA), que beneficiará analistas, técnicos e assistentes ambientais do Estado.

Comentários (8)

  • Rodasnepervil |  06/02/2025 11:11:09

    Diante deste governo que não respeita a segurança jurídica e persiste em violar as leis, só resta ao servidor reivindicar seus direitos através da via judicial. Não fiquem de braços cruzados, corram atrás de seus direitos conquistados através das lutas.

  • CARVALHO |  06/02/2025 10:10:23

    Finalmente um juiz que segue a risca seu trabalho, parabéns senhor Flávio Miraglia Fernandes. espero que o senhor Juiz que está com a execução do URV faça seu trabalho e agilize, pois ta desde 16/04/2024 para concluir, já foram feitas as perícias , razões, contra razões e nada.

  • At |  06/02/2025 09:09:38

    ALÔ SINTEP.... ACORDEM... ESTÃO VENDO ISSO??? O QUE ESTÃO FAZENDO COM AS TRAPAÇAS QUE MM E AL USARAM CONTRA OS PROFESSORES APOSENTADOS DE MT??? VÃO CONTINUAR ACREDITANDO NOS ASSECLAS JANAÃNA E BOTELHO?? OU VÃO PROCURAR JUDICIALMENTE COBRAR O QUE É DE DIREITO??? SO MT TA ARRANCANDO 14% DO LOMBO DO APOSENTADO. E O CALOTE DA RGA??? E A LEI 519/2013, ELABORADA POR UM COLEGIADO, PODE SER RASGADA E JOGADA NO LIXO??? E ESSA HISTÓRIA DO BÔNUS PRA PROFESSOR EFETIVO?? VCS E O GOVERNADOR NÃO SABEM QUE EXISTE PARIDADE ENTRE O EFETIVO E O PROFESSOR APOSENTADO??? ISSO É TRAPAÇA E UMA MANEIRA ARDILOSA E COVARDE DE PREJUDICAR OS APOSENTADOS. ACORDEM!!!! OU VÃO CONTINUAR ASSISTINDO PASSIVAMENTE E ACREDITANDO EM ALGOZES????

  • SERVIDOR nó na GARGANTA  |  06/02/2025 09:09:34

    2026 será assim " Siii ele DER o RGA eu e familiares NÃO VOTAMOS NELE" si ele NÃO DER o RGA nos NÃO VOTAMOS NELE " Assim se sucederá: os D+ SERVIDOR

  • lo |  06/02/2025 07:07:52

    que noticia maravilhosa, agora receberemos mais..

  • Vistoriador da Vida Alheia |  06/02/2025 06:06:37

    Servidores do DETRAN, a desculpa do Boca Seca, do Dep. Oportunista e do Vice Vampirão de Gabinete já tá na ponta da língua para negar a tabela de vcs: O PEDIDO CONTRARIA RESTRIÇÕES ORÇAMENTARIAS E O EQUILIBRIO FINANCEIRO DO ESTADO. Procurem uma renda extra, um Privacy ou Uber.... Não vai sair nada desses M.... Vcs estão sendo cozinhados em banho maria

  • piada |  06/02/2025 04:04:17

    Aumentar ... piada.. secretaria que não produz

  • Bruno |  06/02/2025 02:02:42

    Parabéns ao juiz que não segue ordens do governador MM. Para os amigos do rei tudo, A SEFAZ paga salário no valor do teto do STF e é a única secretária estadual que recebe Verba Indenizatória. Além da SEFAZ ter Teletrabalho e o governo ter $$$ para VI para os Superintendentes, Secretário Adjunto e Secretários.

Confira também: Veja Todas