Política

Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024, 17h02

ALENCASTRO

Mauro lamenta 23ª operação em Cuiabá e desabafa: "morro de vergonha"

Governador aponta esculhambação na secretaria de Saúde

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O governador Mauro Mendes (UB) rechaçou qualquer tipo de retaliação contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), ao ser questionado a respeito das duas novas operações da Polícia Civil deflagradas na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá nos últimos dias. Em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (18), o gestor estadual disse que imaginar uso da máquina pública é "absurdo" e desrespeito a seriedade institucional. 

Em quatro dias, a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou duas operações contra a Prefeitura da Capital, que acumula 23 em quase oito anos de gestão 'humanizada', sendo a 18 somente na Pasta da Saúde. A Operação Oráculo foi deflagrada na última sexta-feira (13).

Já a Operação Athena ocorreu na terça-feira (18). "Falar disso é chover no molhado. Parece até normal que ninguém nem liga mais. A esculhambação virou tanta nessa área. É triste falar assim. É vergonhoso falar que tem 22 operações numa prefeitura, numa Capital, num estado igual a Mato Grosso. Eu, não só como governador, mas como cidadão, morro de vergonha quando alguém me pergunta sobre isso. Agora, quem tem que estar com vergonha e agir é que tem um dever de agir e que tem que fazer", disparou o governador. 

A Operação Oráculo foi desencadeada ainda em 2023 quando o Gabinete de Intervenção comunicou a existência de pagamentos suspeitos, feitos em setembro de dezembro de 2022, pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública com suposta contratação de serviços de consultoria de tecnologia da informação. O principal alvo foi o secretário-adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Paulo Rós.

Ao longo da investigação, diversas diligências indicaram que a ECSP realizou dois processos de pagamento, sem licitação, com a finalidade simular a contratação de uma empresa de consultoria de tecnologia de informação que, ao que tudo indica, não prestou os serviços devidos, embora tenha recebido, à época, R$ 663,5 mil, em dois pagamentos. Já a Operação Athena desmantelou um desvio, revelou que a empresa Lume Divinum é suspeita de prejuízos de R$ 3,9 milhões aos cofres públicos municipais por meio de pagamentos irregulares de serviços de monitoramento de câmeras de vigilância em unidades de saúde públicas de Cuiabá.

A empresa ainda funcionava numa “quitinete” na Capital.  Questionado sobre possíveis retaliações contra o atual prefeito por ter atacado o candidato a prefeito Eduardo Botelho (UB), que é apoiado por Mendes, o governador rechaçou completamente a hipótese. "Para gente, para. Vocês acham que a polícia é tão irresponsável assim? É desrespeitar a polícia, é desrespeitar o Ministério Público Estadual, Federal, alguém que diz isso ou pensa isso. A prefeitura tem como grandes marcas a desonestidade e a corrupção", declarou o gestor estadual. 

Comentários (13)

  • APOLINARIO GENTIL USKNOV |  19/09/2024 09:09:26

    Morrendo de vergonha? Se tinha! Crocodilos choram quando estão papando suas presas! HIPOCRISIA TOTAL!

  • EU VI |  18/09/2024 20:08:17

    Também acho vergonhoso operações nas penitenciárias, lá tem agentes para não deixar entrar celular, tem RDD e ainda bloqueador de celular.

  • Ocaradepau |  18/09/2024 20:08:12

    GENTE O GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO PARTIR CONTRA O TCE/MT ÓRGÃO RESPEITADO ALEGANDO QUE A FISCALIZAÇÃO É PARA AUMENATAR O DUODÉCIMO DO TCE/MT ATÉ QUE PONTO CHEGAMOS NÃO FALTA MAIS NADA TEM QUE CUMPRIR COM O DEVER CONSTITUCIONAL E DAÃ.

  • Maedina |  18/09/2024 19:07:49

    O FUTURO A DEUS PERTENCE.... E A CORRUPÇÃO FOR UM CÂNCER? A MTASTESE Jà CONTAMINOU MUITOS ÓRGÃOS.. NO GOVERNO DE MATO GROSSO... Jà CHEGOU NA SECRETARIA DE SAUDE... OPERAÇÃO ESPELHO.... NA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SEMA DE QUEBRA A OPERAÇÃO MERCÚRIO Hà MAIS AINDA TUDO DEBAIXO DO PANO.. PODE ESPERNEAR QUE A COISA VAI ESTOURAR.

  • Cuiabana |  18/09/2024 19:07:46

    VERGONHA TEMOS NÓS ELEITORES GOVERNADOR OS ESCÂNDALOS DA OPERAÇÃO ESPELHO NA SAÚDE DO SEU GOVERNO CADÊ AS INVESTIGAÇÕES NINGUÉM FOI PUNIDO A JUSTIÇA FEDERAL Jà NO ENCALÇO DESSES PISTOLEIROS VIVA ISSO É UMA V E R G O N H A

  • Bruno |  18/09/2024 19:07:27

    O mercúrio vendido, ilegalmente, para garimpeiros invasores, pela empresa em que o filho é dono não causa vergonha ao MM. Interessante, que a dúzia de Operac?ões na SEMA e as várias operações noutros órgãos estaduais não lhe causaram vergonha. Acho, que ele definiu que até 16 operações é normal e acima disso é vergonha

  • Lud  |  18/09/2024 18:06:06

    Tem que ter vergonha mesmo, porque membro da família com a PF na cola, vergonha babando ovo para o estelionatario Pablo Lamaçal tremendo 171 enganando pessoas de idade e humildes.

  • SAMI |  18/09/2024 18:06:00

    NOJO DE VC, SE O PREFEITO TIVESSE FEITO A LICITAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA QUE VC DEIXOU "ENCAMINHADA", HJ SERIAM AMIGOS E N TERIA UMA OPERAÇÃO SEQUER NA SAÚDE DE CUIABÃ. AGORA, VC VAI P CIMA DO SÉRGIO RICARDO QUE Tà COLOCANDO OBSTÃCULOS P VC E SUA CORJA ABOCANHAR A CONCESSÃO DAS RODOVIAS. CARA, VC É MUITO GANANCIOSO, TUDO VC QUER.

  • Paulo |  18/09/2024 17:05:51

    Até agora não vi esse gaeco e ministério público investigar negócios do governador será que só Emanuel pinheiro cadê ...

  • Veter |  18/09/2024 17:05:45

    O sem pecado e certinho, perfeito esse cidadão se passando de mocinho acorda pior governador que tivemos

  • Diga, nao a reeleição. |  18/09/2024 17:05:44

    Esse câncer chamado corrupção virou metástase em Cuiabá, atingiu os três poderes executivo, legislação e judiciário. Só tem um jeito de reverter este câncer : não reelegendo e nem elegendo político carreirista neste estado : escolher qu nunca colocou foi político sequer um dia da vida até a presente data , porque o resto está tudo contaminado e não tem conserto .

  • João Batista  |  18/09/2024 17:05:38

    Deveria também ter vergonha em apoiar Botelho que foi alvo na Operação Bereré em que foi desviado mais de 30 milhões do Detran ,como candidato a prefeitura de Cuiabá, ao invés de apoiar Fábio Garcia que não tem envolvimento em escândalo de corrupção, agora em relação a gestão do então prefeito Emanuel Pinheiro cheia de indícios de corrupção mostrar claramente que o crime compensa para os políticos e não dá em nada e a conta somos nós pagadores de impostos que irão pagar.

  • Fidelis |  18/09/2024 17:05:15

    Realmente é vergonhoso ver somente operações contra o município de Cuiabá e ver esse cheque em branco que as instituições investigativas deram para assembleia e governo. A protelação a falta de fiscalização e as chincanas em favor do aparato estatal é ensurdecedor. E não estou defendendo a gestão municipal pelo contrário, estou dizendo que não se faz justiça seletiva e com essa falta de vergonha de uso político. Justiça desbalanceada e com injustiça, pode ser tudo menos justiça.

Confira também: Veja Todas