Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 17h56
PERDAS SALARIAIS
PEC troca indexador para correção salarial de servidores de MT
Proposta foi apresentada pela deputada Janaina Riva
Da Redação
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou na sessão vespertina desta quarta-feira (22), via lideranças partidárias, Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que fixa data para concessão da Revisão Geral Anual (RGA) e estabelece como parâmetro mínimo para o cálculo, o percentual de aumento da Unidade de Padrão Fiscal UPF, elaborado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso, verificado no exercício anterior ao da revisão.
A PEC atende pedido da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Mato Grosso e foi apresentada pela parlamentar com 12 assinaturas. Na manhã desta quarta-feira, durante reunião entre o Fórum e os parlamentares estaduais, ficou definido que além da PEC, uma comissão de trabalho presidida por Janaina será formada para debater sobre as perdas salariais dos servidores que deixaram de ser pagas ao longo dos anos.
“A ideia é que a gente faça uma levantamento dessas perdas junto, inclusive, nós queremos trazer e colocar a Seplag e a Sefaz para trazer os números deles também e fazer um encontro de contas para a gente ter uma noção do que é esse valor. A maioria dos sindicatos aponta que esse valor seria de cerca de 13%. Então, a partir desse valor, aí sim a gente quer trazer aqui para dentro os secretários para poder fazer o debate com a Federação, que hoje foi representada aqui pela Presidente Carmen. O fato é existe uma defasagem salarial. O servidor do Estado está muito endividado, foi aumentado via decreto o endividamento do servidor em mais de 25%. Era 35% que o servidor podia se endividar até 2019, a partir de 2019 foi para 60%. Então nós temos hoje um problema com o endividamento do servidor no Estado e é um assunto que precisa ser tratado, porque é muito sensível, o número de suicídio aumentou muito, a gente está acompanhando isso, especialmente na área da segurança.”, explicou.
Na tribuna, a parlamentar explicou a importância da PEC. “Essa PEC produzirá efeitos positivos tanto de ordem social como de ordem financeira, à medida que regulariza a situação do estabelecimento de uma data base e de medida para a mensuração do percentual a ser concedido aos servidores a título de recomposição salarial. Ressalto ainda que todos os servidores civis e militares possuem o direito à concessão da RGA, devidamente disposto na Constituição Federal de 1988, porém, essa PEC é essencial tendo em vista as omissões existentes na Constituição Estadual relacionadas ao tema”, finalizou.
SERVIDORES nó na GARGANTA | 22/01/2025 22:10:08
Sindicato Associações Servidores Públicos Executivo Mt [ Ativa Inativo e Pencionista ] Dará a RESPOSTA 2026 nas URNA RECOMPENSA SERà CERTA Deputados JANAINA e BOTELHO. 2 GOVERNO que muito fez pra nós. 1°foi BLAIRO MAGGI 2°foi SIVAL BARBOSA Resto foi 1 RETROCESSO PESADELO ATRASO VIDA
At | 22/01/2025 21:09:28
JANAÃNA E BOTELHO, ESTà NA CONSTITUIÇÄO FEDERAL REPOR A INFLAÇÃO DO ANO ANTERIOR AOS TRABALHADORES. NÃO SE FAÇAM DE DESENTENDIDOS!! É SÓ FAZER O DITADOR CUMPRIR O QUE ESTà NA LEI. OU Aà FAZEM O QUE BEM QUEREM??? NÃO GOSTA DE SERVIDOR E FERRA COM A VIDA DELES??
Augusto Mário | 22/01/2025 20:08:43
Acompanhei pela TV AL o debate sobre o RGA e as perdas salariais dos Servidores de Mato Grosso, e a melhor e mais coerente fala foi do Deputado Julio Campos, que afirmou " Infelizmente o nosso Governo do União Brasil, comandado pelo Mauro Mendes, tem tratados os servidores sem nhenhum carinho e nem apreço" Isso é realmente uma verdade. Só pensa em obras.
Juiz critica PT por calote e mantém execução de R$ 544 mil em MT
Domingo, 09.02.2025 22h51
MPF investiga desvio de R$ 5,5 milhões em UTIs para Covid em hospital de MT
Domingo, 09.02.2025 20h40
Max contesta pedido por mais sessões na AL; 'não é prático'
Domingo, 09.02.2025 18h02
‘Acredito que não vire igual o VLT’, diz Abilio sobre BRT
Domingo, 09.02.2025 18h00
Orlando Perri endossa nome de Deosdete para vaga no TJ
Domingo, 09.02.2025 17h55