Política

Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014, 09h18

MÁ QUALIDADE

TCE alerta risco de desabamento de condomínio em VG por obra da Copa

GILSON NASSER

Da Redação

 Conselheiro alerta empresário de risco de tragédia por obra em VG

Além de apontar atraso em quase todas as obras de mobilidade urbana que estão sendo executadas em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo, o relatório do Tribunal de Contas aponta erros de projetos e riscos que a população sofre diante do mau planejamento. Uma das situações preocupantes é com a duplicação da estrada da Guarita, considerada importante por ser uma opção de ligação do aeroporto Marechal Rondon com a Arena Pantanal, e ainda ao COT da Barra do Pari.

Além dos atrasos, onde considera muito difícil de a obra estar totalmente concluída até 31 de maio, o TCE aponta para o risco de desabamento do condomínio Terra Nova Várzea Grande. Os auditores do TCE explicaram que, por estar num nível mais alto que a estrada, o condomínio corre risco de desabamento na hora em que for feita a compactação do terreno, necessária na hora da duplicação do trecho. “Será necessária a construção de um muro de contenção em frente ao condomínio”, determina o relatório.

A estrada da Guarita está, atualmente, 77% concluída. Ainda há muito serviço a ser feito e, durante inspeção do Tribunal de Contas, não havia operários trabalhando no trecho de 1,7 quilômetro ainda não duplicado. Remoção de postes de energia e desapropriações ainda precisam ser feitas.

O TCE ainda apontou má qualidade em parte da obra já executada. No pavimento novo, próximo a Barra do Pari, já são encontradas “verdadeiras panelas”. Em outros trechos poças d’água são formadas no asfalto, colocando em risco motoristas e passageiros de veículos.

OBRA

A obra de duplicação da estrada da Guarita tem mais de 8,4 km de extensão localizados nos Bairros Guarita I e II, se estendendo até a passagem da Conceição. A construtora responsável pelos serviços é a Agrimat Engenharia e Construção, de propriedade do empresário e pecuarista Mário Cândia. Pelos serviços, a empreiteira receberá R$ 29,2 milhões sem os tradicionais aditivos.

VEJA MAIS

Maioria das obras em MT não deve ficar prontas até a Copa

COT´s e duplicação de avenidas são obras mais problemáticas

TCE aponta evolução de obras, mas descarta chuva como “vilão”

 

 

guarita-terranova5.jpg

guarita-terranova2.jpg

guarita-terranova4.jpg

guarita-terranova3.jpg

guarita-terranova.jpg

Confira também: Veja Todas