TODAS NOTICIAS

Segunda-Feira, 31 de Julho de 2017, 16h00

AMBIENTAL

Construtora recupera nascente em rio de Cuiabá

Da Redação

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística de Cuiabá, firmou Termo de Ajustamento de Conduta com a empresa MRV estabelecendo prazos para elaboração e efetivação de um plano de recuperação de área degradada. No local, onde está sendo construído o empreendimento “Parque Chapada Mantiqueira”, foi constatada a existência de uma nascente. O TAC previu também medidas compensatórias.

De acordo com o promotor de Justiça Gérson Barbosa, a empresa terá 60 dias para apresentar o PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada) para análise e aprovação junto ao órgão ambiental competente. O estudo deverá conter, entre outras informações, a delimitação cartográfica e geográfica da área, descrição do ambiente, laudo da análise físico-química do solo, recuperação com espécies florestais nativas, monitoramento de mudas e cronograma de execução.

"A nascente foi salva em razão dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto Água para o Futuro e a correta atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano , que tem acesso à base de dados em que constam todas as nascentes. Ao consultá-la, absteve-se de expedir autorização para o empreendimento, em face de ter detectado a nascente na área de implantação do condomínio”, ressaltou o promotor de Justiça.

Conforme o TAC, a área a ser recuperada deverá ser isolada, deixando apenas um portão para acesso das pessoas, máquinas e equipamentos, até o final dos trabalhos. Medidas de contenção de águas pluviais também deverão ser adotadas mediante autorização do órgão ambiental para evitar processos erosivos e carreamento de sedimentos para a área a ser recuperada.

Como medidas compensatórias, o TAC obriga a empresa a arcar com os custos da execução do projeto de urbanização da área verde e efetuar o pagamento no valor de R$ 200 mil a ser aplicado em projetos socioambientais executados em Cuiabá. Eventual descumprimento ou violação de qualquer dos compromissos assumidos ou desobediência às formas e prazos estabelecidos implicará no pagamento de multa diária no valor de R$ 500,00. O TAC foi assinado no dia 18 de julho.

Segundo o promotor de Justiça Gerson Barbosa, o projeto Água para o Futuro utiliza procedimento metodológico inovador que possibilita a identificação remota, em laboratório, de possíveis nascentes, que depois são confirmadas em trabalhos de campo. Somente neste mês foram confirmadas 60 nascentes identificadas por esse método.

Comentários (4)

  • João Reis |  31/07/2017 22:10:20

    Parabéns à Secretaria de Meio Ambiente e à Promotoria, preservar as nascentes é o que há de mais importante em matéria de meio ambiente...

  • Analista |  31/07/2017 21:09:31

    Lá no parque Zé Bolo Flô tá a mesma m... Se não pior, com essa mesma construtora que está poluindo a cidade inteira.

  • Caio Oliveira |  17/12/2017 17:05:43

    Analista, já fiz essa denuncia e conversei até com vice prefeito, eles foram lá, tiraram fotos etc,. Até agora nada, essa construtora adora um córrego, todos os seus empreendimentos são próximos a córregos ou rio... Vai entender!

  • Luiz Nicolau Kunzler |  01/08/2017 04:04:35

    Interessante a matéria. Vou aqui falar de outro assunto que interessa aos ambientalistas e população. Vamos lá ! Recentemente foi inaugurado o Parque Tia Nair ! Correto ! Então, vejam só ! Que tipo de orientação foi dado pela SEMA. Quem é o Técnico que admitiu a plantar eucalipto ai no entorno do lado de cima. É uma espécie de árvore que necessita de muita água vindo do solo. É extremamente prejudicial ao lago que ai precisa de muita agua. Olhando um pouco mais para cima tem em um condo mínio enormes árvores de eucalipto. Tudo isso é prejudicial. A prefeitura deveria fazer algo para proibir isso ai e arrancar estas árvores de eucalipto e plantar outras espécies de árvores. Que se faça logo uma intervenção e que se faça justiça com o meio ambiente. Vamos lá...!

Confira também: Veja Todas