TODAS NOTICIAS

Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2015, 15h20

Estado capacita 52 presos em curso profissionalizante

Da Redação

Em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), o Governo do Estado capacitou 52 recuperandos da Penitenciaria Major Eldo Sá Correa, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá). Foram ofertados os cursos de operador de computador, costura em maquina reta, overloque e armador de rerragens. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Fundação Nova Chance (Funac).

Na cerimônia de encerramento foram entregues os certificados de conclusão dos treinamentos a todos os alunos. Alguns deles receberam pela primeira vez um diploma que atesta competência profissional.

Para a pedagoga Creuza Rosa Ribeiro, receber o certificado do Senai é uma oportunidade ímpar e uma grande conquista para quem esta em privação de liberdade. “É o princípio para que novas portas se abram para o trabalho, para a construção da autonomia, partindo do pressuposto de que possam ser profissionais autônomos e, acima de tudo, elevando a autoestima dos concluintes. Pois muitos até têm a prática, mas é a primeira vez que têm em mãos um certificado”.

Em resumo, “foi uma tarde marcada pela emoção”, definiu Creuza. Os estudantes se revezaram na tribuna para destacar a importância das aulas no processo de reconstrução de uma nova vida, ainda que no regime fechado, uma vez que centenas de recuperandos saem todos os dias para os trabalhos extramuros em diferentes empresas.

As capacitações revelam um momento importante na administração atual, em que se evidenciam os princípios da ressocialização, conforme preconizado na Lei de Execuções Penais (LEP) e nas políticas públicas com a garantia de direitos e oportunidade a pessoa durante seu comprimento de pena.

O evento foi encerrado com a apresentação do coral de alunos, emocionando todos os presentes. A música escolhida foi “Natal todo dia”, interpretada pelo grupo Roupa Nova.

A solenidade contou com a presença do diretor da unidade, Ailton Ferreira; do subdiretor, Leandro Cezar Pinho; da professora Carmem Lucia Guintini, diretora da escola estadual Nova Chance; professora Raquel Dias, representante da Secretaria de Educação (Seduc); professor Luis Alberto, representante da EJA /SEDUC; professora Carlas Poenia Gadelho, representante do governo do Ceará, que esta em visita a Mato Grosso para conhecer a Educação ofertada aos recuperandos; além de servidores da Sejudh-MT.

 

Confira também: Veja Todas