Cidades Terça-Feira, 01 de Abril de 2014, 01h:43 | Atualizado:

Terça-Feira, 01 de Abril de 2014, 01h:43 | Atualizado:

Notícia

Alto Araguaia e Itiquira recebem oficinas de Incentivo ao Acesso à Informação e Consciência Cidadã

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Os municípios de Alto Araguaia e Itiquira receberam as oficinas do projeto de"Incentivo ao Acesso à Informação e Consciência Cidadã'' do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do TCE-MT (PDI) entre os dias 27 a 28 de março. As oficinas contaram com a participação de 332 pessoas, dentre conselheiros de políticas públicas e equipes de gestão municipal das cidades.

O projeto contou com palestras, oficinas e trabalhos em grupo para a realização de levantamentos e a documentação das necessidades da sociedade em diversas áreas, que servirão de base para a elaboração do Planejamento Estratégico. Também paralelamente às oficinas, a Ouvidoria Geral do TCE-MT orientou os participantes a respeito da criação das ouvidorias nos município, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011).

Durante os encontros, a coordenadora do PDI do TCE-MT, Cassyra L Vuolo fez uma apresentação sobre o projeto de incentivo à informação e à consciência cidadã. O foco é o papel dos Conselhos de Políticas Públicas enquanto instrumento de controle social e participação democrática''. Logo após, a facilitadora do Planejamento Estratégico no PDI do TCE-MT, Clélia Regina Guimarães ministrou palestra sobre "O Planejamento Estratégico nos municípios e sua correlação com os Conselhos Municipais''.

Na segunda parte do evento, os municípios receberam oficinas de Transparência e de trabalhos em grupos com os conselhos municipais de políticas públicas. A secretária executiva da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Naíse Campos Silva Freire ministrou palestra com o tema "A voz do cidadão na melhoria da gestão pública".

O prefeito de Alto Araguaia, Maia Neto parabenizou o TCE-MT pela iniciativa, e destacou a importância da parceria entre o órgão fiscalizador, os gestores e a sociedade. "A importância de aderirmos ao PDI em parceria com o Tribunal de Contas é a possibilidade de juntos fazermos um Raio X da Administração junto a toda comunidade de Alto Araguaia. Quero agradecer a todos dos TCE-MT que nos proporcionaram esta manhã de treinamento e esclarecimento para o desenvolvimento do nosso município'', comentou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Alto Araguaia, Vanderalques de Castro, reafirmou a necessidade do planejamento da gestão pública e da ação orientativa do TCE-MT junto aos fiscalizados. ''Estamos aqui hoje com o Tribunal de Contas mostrando à nossa sociedade, especialmente aos nossos conselhos municipais a importância da elaboração no Planejamento Estratégico, onde o Tribunal vem orientando todos os municípios para que possamos fazer uma administração voltada aos interesses do cidadão'', disse.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet