A população de Nova Olímpia (215 km de Cuiabá) está preocupada com a Barragem São Lourenço que ameaça romper após as fortes chuvas que atingem a cidade desde segunda-feira (13). Conforme reportagem exibida no MT1, da TV Centro América, nesta terça-feira (14), o Corpo de Bombeiros orientou que pessoas que moram próximo ao local deixem suas casas de maneira provisória.
Nova Olímpia se junta as cidades de Salto do Céu, Rio Branco e Cuiabá, que sofrem com fortes temporais desde o começo do ano. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra esteve no local após a água tomar conta da represa e transbordar.
O primeiro sargento do Corpo de Bombeiros, Eliezer do Nascimento, informou que o risco de rompimento existe caso a chuva continue intensa. Disse ainda que há bombas na região realizando a drenagem para diminuidor o volume da água.
Além disso, equipes que trabalham no local foram orientadas a parar de transitar com máquinas pesadas por cima da barragem, pois não tem como saber como está a estrutura após o vazamento.
A represa, que fica localizada na área da biorrefinaria de Nova Olímpia, continuará sendo monitorada. Moradores de pesqueiros da região foram orientados a deixarem suas casas pelo menos até que as chuvas cessem na região. A previsão, conforme o Climatempo, é de que chova durante toda a semana, com possibilidade de precipitações de até 25 milímetros por hora.