Cidades Terça-Feira, 14 de Outubro de 2014, 09h:55 | Atualizado:

Terça-Feira, 14 de Outubro de 2014, 09h:55 | Atualizado:

SEM CHUVA

Calor infernal toma conta de Cuiabá

 

A Gazeta

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

cuiaba-calor.jpg

 

Uma massa de calor intenso chegou e permanecerá na capital matogrossense durante toda semana, segundo a empresa de meteorologia Climatempo. Os estudos apontam ainda clima seco, com pouco vento e com uma baixa significante na umidade relativa do ar em toda a parte central do Estado.

Especialistas reforçam o cuidado redobrado com a saúde nesse período, principalmente com crianças até 13 anos de idade e idosos acima dos 60 anos.De acordo com a meteorologista Patrícia Madeira, nesta terça-feira a máxima prevista para Cuiabá é de 41ºC. O tempo permanece com sol forte, poucas nuvens e sem previsão de chuva e com a umidade relativa do ar em 22%. “O clima deve permanecer da mesma forma até o próximo domingo (19). A tendência é que não mude muito até a próxima semana, quando está prevista chuvas rápidas, porém sem muita relevância”.

A alta temperatura se deve à chegada do bloqueio atmosférico que encobre parte dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, que impede a passagem da frente fria e da umidade. No Norte do Estado o clima é um pouco mais ameno e as chances de chuvas são maiores. “Os municípios de Vera, Sinop e Colíder deverão se beneficiar com uma temperatura mais amena, entre 23ºC e 35ºC até o final de semana, com pancadas de chuva durante a tarde e a noite e a umidade entre 34% e 71%”.

Por outro lado, Cuiabá, Barra do Garças e Rondonópolis poderão enfrentar as temperaturas mais altas do ano. “Nestes locais os termômetros poderão marcar entre 37ºC e 42ºC, com a permanência de mormaço e a escassez de chuvas volumosas”, disse a meteorologista.Com base nas características do tempo cuiabano existem alguns cuidados básicos para garantir que o organismo esteja sempre saudável, principalmente em se tratando de crianças e idosos.

A hidratação corporal, pele e alimentação merecem uma atenção especial, como explica o clínico geral Luiz Carlos Franco. “Usar roupas leves, passar hidratantes corporais sem álcool e mais oleosos, realizar refeições balanceadas com ali-mentos a base de frutas são essenciais”.

O médico acrescenta que outra parte do corpo que, com tempo seco, deve receBer cuidados são os olhos. A dica é usar colírios para prevenir o ressecamento.

Para finalizar, o clínico geral comenta sobre aparelhos de ar condicionado, uma vez que com tanto calor, é quase inevitável não ficar exposto por períodos longos. “É necessário que seja feita manutenção constante dos aparelhos para que estes não se tornem um meio de propagação de doenças, tais como fungos, ácaros e bactérias”.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Edson J?nior

    Terça-Feira, 14 de Outubro de 2014, 12h08
  • Não sei se o sol desceu ou se a terra subiu, se a terra desceu e o inferno subiu, talvez a terra não se mexeu, pode ser que o sol desceu e o inferno subiu e a terra ficou no meio desse fogo todo...vai tá quente assim lá no sol/inferno. By: Edson Júnior
    4
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet