Cidades Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024, 15h:58 | Atualizado:

Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024, 15h:58 | Atualizado:

WHATSAPP

Conselheira cobra investigação de denúncia em MT

Juliana alega que foi vítima de misógina e homofobia

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

JULIANA GIMENES.JPG

 

A advogada e conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT), Juliana Gimenes de Freitas, utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira, dia 18, para cobrar da entidade uma resposta acerca de sua denúncia contra o advogado Reinaldo Américo Ortigara por ofender colegas mulheres em um grupo de trabalho do WhatsApp. Segundo a queixa, no dia 22 de março, Reinaldo utilizou o grupo oficial da Gestão da OAB no WhatsApp para ofender colegas com mensagens agressivas, misóginas e homofóbicas.

O acusado também é conselheiro titular e um dos coordenadores de campanha de Gisela Cardoso, atual presidente da entidade. Nos prints anexados à manifestação encaminhada ao corregedor geral da OAB-MT em março, é possível ver uma série de mensagens em que Reinaldo é repreendido por alguns companheiros por conta do comportamento inadequado. A discussão começa após o advogado enviar uma espécie de “quadrinho”, reproduzindo o diálogo fictício entre um policial e um segundo homem.

Na imagem, o policial questiona o homem sobre quando ele percebeu que a esposa estava morta. Em resposta, o outro personagem afirma que “o sexo foi o mesmo de sempre, mas a louça começou a empilhar rapidamente”. Prontamente, várias conselheiras demonstraram indignação em relação à publicação de Reinaldo Ortigara que, além de não expressar qualquer arrependimento, passou a atacar as colegas. 

Em uma de suas mensagens, o acusado relata que escolheu o grupo “a dedo” e que seu objetivo era exatamente o de incomodar. “Acho que quem deveria ter aprendido é vc (sic) que eu faço para incomodar. Se vc (sic) se sentiu incomodada, atingi meu objetivo. Isso não é questão de respeito. É de mimimi teu. Frescura e chatice aguda”, disse Reinaldo em resposta a uma das conselheiras presentes no grupo Gestão da OAB. 

Num outro trecho, ele afirma que fará novas publicações. “Muito mimimi. E a pia cheia. Meu objetivo é atingir 15 reclamonas...ainda está faltando. Se não tiver, amanhã solto um meme melhor”. Na sequência, o advogado afirma que “uma pena vcs, mulherada velha, se importando com piadinha boba” e ataca outra colega com uma mensagem homofóbica. “Nem sei pq vc tá se doendo...a piada nem foi para vc, já que ali está a se tratar de um casamento hétero”, disse. 

Coincidentemente, o comportamento ofensivo ocorreu no mesmo dia em que as colegas participaram, presencialmente, de uma sessão ordinária em que a pauta era o julgamento de um processo de agressão verbal e física de um advogado contra uma advogada. Reinaldo Ortigara, por sua vez, não compareceu ao encontro sob a alegação de que teria um compromisso profissional no mesmo momento. 

Em seu vídeo, Juliana relata que após o ocorrido, imediatamente protocolou um pedido formal junto à presidência e à Corregedoria da OAB, com provas claras de agressões verbais feitas pelo Ortigara no grupo da gestão da entidade.

“A presidente Gisela presenciou a situação, recebeu minha denúncia e até agora, silêncio. Nenhuma resposta. Todos os membros da gestão: diretores, conselheiros federais, conselheiros estaduais e presidentes de órgão são testemunhas. Doutora Gisela, no entanto, preferiu colocar panos quentes e simplesmente encerrar o assunto”, afirma Juliana.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Carlos

    Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024, 22h41
  • Parabéns pela coragem Dra. Juliana ! É uma pena ver a OAB submissa a esse tipo de situação .
    3
    1



  • Luciana Cury

    Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024, 17h01
  • Juliana parabéns pela coragem e força em não desistir de cobrar pelos seus direitos. Muito me entristece ver a OAB-MT, entidade que deveria ser exemplo, se portar dessa forma tão passiva e permissiva, ainda mais vindo de uma presidência que é ocupada por uma MULHER. Saiba que ao vir à frente está levando consigo a representação de milhares de mulheres que diariamente precisam impor seu papel e importância frente ao meio que vive.
    12
    3











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet