Cidades Sexta-Feira, 19 de Setembro de 2014, 15h:02 | Atualizado:

Sexta-Feira, 19 de Setembro de 2014, 15h:02 | Atualizado:

Notícia

Falta medicamento para pacientes com HIV positivo em MT

 

Gazeta

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Um dos remédios mais importantes para o tratamento de pacientes com HIV, falta no estoque do ambulatório do AIDS, localizado na Prainha em Cuiabá. Na tarde de ontem, o último frasco de Efavirenz foi distribuido para portadores do vírus. A Secretaria de Saúde do Estado (SES-MT) informou que até segunda-feira (22) tudo deve ser normalizado.

Segundo informações, o remédio, que faz parte do coquetel de medicamentos para portadores do vírus HIV, está em falta desde ontem na farmácia do ambulatório de AIDS de Cuiabá. Servidores da unidade de saúde denunciaram ainda que, não é a primeira vez que falta remédios no local.

Conforme o médico Ivens Scaff, o medicamento é de extrema importância para os pacientes. Caso seja interrompido, pode tornar ineficiente a operação do coquetel tomado diariamente. “A gente insiste muito no paciente para que ele não pare de tomar a medicação, porque se é uma adesão perfeita de uma maneira irregular, ele acaba eliminando os vírus sensíveis e selecionando os vírus resistentes. Então chega a um momento em que nenhum dos três remédios do esquema inicial estejam fazendo efeito para ele”.

Ele ainda explica que, após a interrupção do medicamento, o paciente pode dobrar o número de remédios ingeridos ao dia, além de desregularizar o processo de tratamento. “O esquema mais simples, ele toma apenas 4 comprimidos de uma vez a noite. Caso falhe este esquema, eu tenho paciente tomando mais de 10 drogas ao dia. Se ela fizer uma boa adesão ela pode viver uma vida normal”.

O paciente P.H.D.B., de 36 anos, é portador do vírus há dois anos. Ele disse que toma o coquetel de remédios desde que ficou sabendo da doença, e fica preocupado com a falta de medicamento no ambulatório. “É preocupante, porque se trata da saúde das pessoas. Espero que volte logo”.

Outro lado – A Secretaria de Saúde do Estado (SES-MT) informou, por meio de assessoria, que há medicamento no estoque, no entanto, houve um problema com a distribuição dos produtos aos municípios, devido ao término de contrato da empresa responsável pela disseminação.

O órgão garantiu que a partir da tarde de hoje, o medicamento Efavirenz será distribuído novamente, mas que o sistema vai se normalizar a partir de segunda-feira (19).

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet