O governador Mauro Mendes (UB) homologou, por meio de decreto, a situação de emergência em Cuiabá devido aos alagamentos registrados no mês de janeiro deste ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (10) e tem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
"Fica homologado o Decreto Municipal n° 10.845 de 13 de janeiro de 2025, da Prefeitura Municipal de Cuiabá - MT, que declarou Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por Alagamentos - COBRADE - 1.2.3.0.0", diz o decreto.
Além da capital, outros quatro municípios também tiveram decretos homologados. Novo Santo Antônio, Luciara e Porto Alegre do Norte enfrentam situações críticas devido a inundações comprometendo a infraestrutura e o bem-estar da população.
"Homologa Situação de Emergência nas áreas afetadas por Inundações - COBRADE - 1.2.1.0.0. Será de 90 dias a vigência deste Decreto, ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, podendo ser prorrogado por igual período", assina o governador.
Já o caso de Nova Bandeirantes, o objetivo é garantir assistência e recursos para a recuperação das áreas afetadas pelas fortes chuvas. "Fica homologado o Decreto Municipal n° 089/2025, de 27 de janeiro de 2025, da Prefeitura Municipal de Nova Bandeirantes - MT, que declarou Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por Chuvas Intensas".