Cidades Terça-Feira, 17 de Setembro de 2024, 10h:23 | Atualizado:

Terça-Feira, 17 de Setembro de 2024, 10h:23 | Atualizado:

VIDA SELVAGEM

Onça e filhote brincam após dividirem jacaré no Pantanal

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

pantanal mt.jpg

 


 

Uma onça-pintada e um filhote foram flagradas brincando juntas após compartilharem um jacaré caçado pela mãe, na região de Corixo Negro, um pequeno braço de rio do São Lourenço, no Parque Estadual Encontro das Águas, entre Poconé e Barão de Melgaço, a 250 km de Cuiabá. As imagens foram registradas pelo guia de turismo e gestor ambiental Ailton Lara, de 41 anos, na última quinta-feira (12).

A mãe onça, conhecida como Patrícia, carregou o corpo de um jacaré por mais de 1,2 km para compartilhar a caça com o filhote dela, chamado Makala. Ailton contou ao g1 que o registro foi feito durante um passeio com visitantes dos Estados Unidos.

De acordo com o guia, antes da caçada, Patrícia vocalizou de "maneira carinhosa" para que o filhote fosse para um lugar seguro e combinado. Em seguida, atravessou o rio e, depois de cerca de uma hora, voltou com um jacaré.

"A mãe onça começou a vocalizar, chamando o filhote para comer o jacaré, mas ele não apareceu. Patrícia vocalizou com mais nervosismo, aumentando o volume, mas Makala ainda não veio. Então, a mãe onça decidiu ir em busca do filhote", relatou.

Segundo Ailton, esse tipo de comportamento não é comum entre as onças-pintadas. "Normalmente, a mãe onça consome parte do jacaré antes de buscar o filhote, mas Patrícia resolveu atravessar o rio com o jacaré na boca e, depois, o arrastou por 1,2 km até o ponto onde havia deixado o filhote", explicou.

Possível ameaça

A cerca de 600 metros do local, os turistas viram uma onça macho. Como há registros de infanticídios entre vários felinos, incluindo as onças-pintadas, a cena deixou o guia e os visitantes apreensivos.

"Minha cliente no barco começou a chorar, e todos ficaram apreensivos. A tristeza acabou quando Patrícia voltou com seu filhote, para a alegria de todos. A mãe onça até começou a brincar com Makala, demonstrando muita alegria", contou o guia.

O gestou ambiental contou ainda que, no dia seguinte, o grupo voltou ao mesmo local e lá estavam mãe e filho terminando de comer o jacaré, deixando apenas as costas e a cabeça do réptil. "Foi uma interação incrível entre onças-pintadas. Por isso, é muito importante conhecer para preservar. A educação ambiental é qualidade de vida para nós e para os animais, especialmente quando se trata de saúde única", ressaltou.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet