A Secretaria Municipal de Ordem Pública deflagrou na tarde desta sexta-feira (17) a segunda fase da Operação Retomada, feita para fiscalizar estabelecimentos comerciais que não cumprem regras sanitárias, normas de segurança e não possuem alvará de funcionamento. No Calçadão da Galdino Pimentel, um hotel foi interditado parcialmente pela Vigilância Sanitária por conta da visível insalubridade, que são condições prejudiciais à saúde dos frequentadores.
No local, os colchões estavam mofados, havia pontos com goteiras de água e preservativos usados espalhados no chão dos quartos. O proprietário foi notificado a cumprir melhorias no prazo de 30 dias sob pena de sofrer medidas mais drásticas como o fechamento em definitivo do estabelecimento comercial.
Já dois bares, localizados nas proximidades do Beco do Candeeiro, foram notificados pela Vigilância Sanitária para cumprir medidas urgentes de limpeza. No local, foram encontradas fezes de ratos e baratas.
A regularização deverá ser feita no prazo de 30 dias. Na Rua Antônio Maria Coelho, um bar foi interditado porque funcionava sem alvará.
Outro bar teve a atividade comercial suspensa porque estava sem o devido registro no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas da Receita Federal. Um hotel inspecionado na Rua Joaquim Murtinho foi notificado pelo Corpo de Bombeiros para se adequar às normas de segurança, o que inclui indicação de saída emergencial e extintor de incêndio calibrado.
A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, declarou que as fiscalizações serão intensas com o intuito de exigir as normas legais dos estabelecimentos comerciais e, ainda, de garantir o pleno direito de ir e vir dos cidadãos. "Será uma operação constante sem data para terminar. Estamos fiscalizando bares, hotéis e outros estabelecimentos com apoio das forças de segurança e da Vigilância Sanitária. A nossa missão é garantir a paz social e a segurança aos cidadãos que moram e trabalham no Centro de Cuiabá".
Palhares ainda reforçou a existência de canais de comunicação ao cidadão para encaminhar denúncias de irregularidades. "A secretaria de ordem pública disponibiliza o 3616-9614, com WhatsApp, e também pode ser acionada a Polícia Militar e a Polícia Civil pelos números 190 e 197".
A futura secretária municipal de segurança pública, Coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, destacou que a fiscalização na região do patrimônio histórico de Cuiabá será intensa na gestão do prefeito Abilio Brunini. "É um compromisso de garantir a paz social. Com ações de fiscalização e prevenção sempre nas conformidades da lei".
REGRAS
O fiscal da Vigilância Sanitária Fiscal, Alex Sandro Henrique, fez um alerta aos proprietários de bares, restaurantes e hotéis. Para não enfrentar transtornos como fechamentos provisórios, é necessário intensificar a limpeza, ainda mais em um período chuvoso.
"O que a vigilância sanitária faz é exigir regras de higiene, conservação e segurança alimentar. É recomendável a dedetização para controle de pragas. Estamos em um período crítico de chuva que é favorável à disseminação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya". O sargento do Corpo de Bombeiros, Robson Rodrigues dos Santos, ressalta que o alvará contra incêndio é imprescindível à ordem pública.
"É uma norma de segurança importante à coletividade que não é burocrática. Peço, encarecidamente, que os comerciantes procedam com a regularização junto à Prefeitura de Cuiabá".
CIDADAO CUIABANO
Domingo, 19 de Janeiro de 2025, 09h20Eurides
Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 21h03Fabienne
Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 15h25clovis
Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 14h58Zé Cuiabano
Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 11h14Eleitor
Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 07h52Beto
Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 06h53Eu
Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 22h51Jose
Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 22h34Rogerio de assis
Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 22h09Dona Inacia
Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 22h01Andre
Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 21h22