Cidades Segunda-Feira, 31 de Julho de 2023, 16h:47 | Atualizado:

Segunda-Feira, 31 de Julho de 2023, 16h:47 | Atualizado:

CENSO

Poconé é o município com mais quilombolas em MT

 

GAZETA DIGITAL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

quilombolas.jpg

 

Poconé (104 km de Cuiabá) é a cidade com maior número de pessoas declaradas quilombolas em Mato Grosso. População local é de 3.445 habitantes. Em seguida, Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá), com 2.589. Já no estado, um total de 11.719 pessoas se declaram dessa forma. Dados são do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a primeira vez que a população quilombola responde à pesquisa.

"É fato positivo na medida que essas estatísticas oficiais da pesquisa do IBGE farão novos apontamentos em relação às políticas habitacionais, incentivo à agricultura rural quilombola, geração de renda, regularização fundiária, o principal desafio das comunidades quilombolas no Brasil. Os dados apontados tiram da invisibilidade as populações quilombolas", afirmou Carlos Alberto Caetano, presidente da Conselho da Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso (Cepir-MT). 

Conforme os dados já divulgados, no ranking dos estados com mais quilombolas, Mato Grosso ocupa a 18° posição. Bahia lidera o ranking. "Acredito que sejam muito mais. Conhecemos a seriedade do IBGE em relação às pesquisas desse instituto oficial, mas também entendemos os limites que existem em uma pesquisa tão grande que abrange 5.568 municípios no país, e que, de alguma forma, busca aproximar uma realidade vigente", frisou Caetano.

No Centro-Oeste, Goiás concentra maioria da população, com 30.387.

 

Quilombolas no Brasil

Território quilombola oficialmente delimitado é um recorte legal fornecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), compatibilizado aos setores censitários do IBGE.

Em Mato Grosso, há 4 territórios quilombolas oficializados: Campina de Pedra e Laranjal, localizados em Poconé, Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, e Lagoinha de Baixo, em Chapada dos Guimarães. Levantamento aponta que Poconé tem 28 quilombos certificados pela Fundação Cultural Palmares.

"Os dados do IBGE abre um momento histórico no Brasil. Supremo Tribuna Federal tem que entrar nessa discussão, os estados para poder resolver os problemas dos quilombos, já que as terras em que habitam os quilombos são ligadas a União e muitas delas também ligadas ao estado".  

Reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Poconé para verificar de que maneira o órgão atua em prol da população quilombola, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.

Quilombos surgiram ainda no período colonial, formado por populações negras escravizadas em busca de refúgio e uma vida livre. Atualmente, quilombolas se definem como pessoas que têm laços históricos e ancestrais de resistência com a comunidade e com a terra em que vivem.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet