Cidades Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 12h:35 | Atualizado:

Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 12h:35 | Atualizado:

CORPO MOLE

Prefeito flagra posto vazio e policlínica lotada em Cuiabá

Abilio ameaça trocar toda equipe de unidades

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ABILIO.jpg

 

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, anunciou que tomará medidas enérgicas contra equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que se recusarem a atender pacientes que buscam atendimento por demanda espontânea. A decisão foi tomada após o prefeito flagrar superlotação na Policlínica do Pedra 90, enquanto o postinho do bairro, que fica ao lado, estava vazio. 

O monitoramento do prefeito foi feito direto de seu gabinete. Segundo Abilio, não há justificativa para o desequilíbrio no atendimento. “Não podemos deixar as UPAs lotadas e as UBSs vazias. Não vou aceitar isso. A média de atendimentos nas unidades básicas de saúde é de 10 consultas por dia nos consultórios médicos. Não podemos aceitar isso”, afirmou.

O prefeito informou que solicitou ações imediatas de seus secretários adjuntos, que foram orientados a visitar cada UBS para comunicar aos servidores que a recusa no atendimento será tratada com rigor. Caso persistam as negativas, toda a equipe poderá ser substituída.

A medida visa equilibrar o fluxo de atendimentos, especialmente considerando que a maior parte dos pacientes que procuram as UPAs e policlínicas são classificados com o protocolo de triagem verde, ou seja, casos de baixa complexidade que poderiam ser resolvidos nas UBSs.

Abilio também destacou que instalou câmeras de segurança em todas as unidades de saúde para monitorar o fluxo de pacientes. Nesta quarta-feira (22), ele apontou a situação da Policlínica do Pedra 90, que estava superlotada, enquanto a UBS próxima registrava apenas três pacientes em atendimento.

“Não existe justificativa para isso. Precisamos utilizar melhor a estrutura disponível para atender a população com qualidade e eficiência”, finalizou o prefeito.

Com essas medidas, a gestão municipal busca reorganizar os serviços de saúde e garantir que todas as unidades cumpram seu papel no atendimento à população. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá reforça que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são obrigadas a atender demandas espontâneas da população, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse atendimento é garantido pela Portaria Municipal nº 001/2025/SMS, de 08 de janeiro de 2025, assinada pela secretária de Saúde Lúcia Helena Barboza Sampaio, que determina expressamente a obrigatoriedade das UBSs em atender a todas as demandas espontâneas, assegurando o direito da população ao acesso à saúde.





Postar um novo comentário





Comentários (18)

  • JORGE1

    Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2025, 15h06
  • Tudo é uma questão de confiança aos serviços prestados! Na UPA é possível encontrar quase todos os tipos de especialidades médicas e na UBS só tem um especialista por dias intercalados. Por uma questão de economia, o Prefeito poderia fazer uma fusão com essas unidades de atendimento.
    0
    0



  • Robson Queiroz de Campos

    Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2025, 10h24
  • Se os médicos das UBS's ganham para trabalhar 4h/dia conforme escala, dentro desse período eles devem atender quem procurar, marcar consulta para limitar quantidade de paciente e ir embora mais cedo, isso é inaceitável. Na consulta se o paciente for diagnosticado sintomas complexos que seja encaminhado a UPA para realizar os exames necessários, o sistema do SUS é o mesmo, tudo fica registrado na ficha do paciente (acredito que seja). O pessoal também deve se precaver e não procurar se tratar quando passar mal, o SUS funciona muito bem como tratamento preventivo, casos urgentes só no particular e mesmo assim ainda demora. Vamos usar o cérebro Cuiabanos, brasileiros e estrangeiros. Pronto desabafei! SOU CUIABANO???
    0
    0



  • Luz

    Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2025, 08h29
  • Só quem sofre com o atendimento da saúde pública de Cuiabá sabe o calvário que é, especialmente a noite. Rodízio de atendimento por médicos (coitados dos técnicos e enfermeiros, que sofrem), mal atendimento e horas a perder de vista de espera. Acho que qualquer medida que venha a trazer dignidade pra essas pessoas, que precisam desse atendimento, é válida. Não faz sentido tantos investimentos e nada funcionar.
    1
    0



  • Maria Aparecida Martins

    Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2025, 07h24
  • Peso que no início não seja fácil,porém com organização tdo funciona.Estou feliz com o empenho do prefeito e sua equipe,na gestão anterior não houve empenho.Parabens prefeito.Deus ilumine sua caminhada.
    2
    0



  • Gabriel

    Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2025, 06h30
  • Fala é fácil, as pessoas estão lotando as upas porque na UBS não faz raio-x hemograma completo só Deus sabe o dia que fica pronto. Vamos colocar mais médicos para atender nas upas e melhorar a estrutura isso vai ajudar a resolver o problema..
    0
    0



  • Igor

    Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2025, 00h10
  • Atendimento de USF não é em 5minuto igual policlínica. Não quer lotação faça mais policlínica para a comunidade.
    0
    0



  • JoseGermano

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 23h27
  • Eu tenho problema cardíaco preciso de medicamentos todas as vezes que vou a ubs não tem nem mesmo ass preciso de consulta mas tenho que marcar hoje pra se atendido daqui um mês desanimei não procuro mais as ubs do meu bairro se eu passar mau vou pra upa
    0
    0



  • Cleber

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 21h54
  • E isso aí Abílio.fui marcar uma consulta no posto de saúde do bairro despraiado não consegui pois era uma segunda feira e falaram pra mim voltar na sexta pra marcar consulta pra ser atendido em outra semana.
    6
    0



  • Edivaldo Oliveira Alves

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 19h31
  • Não votei nele mas estou Feliz com as Medidas Tomadas, Ele fez o correto instalou camera nas UBs . Ele tem que Visitar a UBs do Jardim Imperial 2
    9
    0



  • Joel

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 18h08
  • UBS não tem a mesma estrutura para atendimentos igual policlínicas ele não deve ter uma assessoria que saiba disso né? Até pq só nomeou policiais que não entende até hoje como foram aprovados no concurso kkkkk. Mas sim, nas UBS o atendimento também não é bom, distribui poucas senhas por dia e dependendo do bairro se for de uma classe mais alta só atende e liberam senha pra quem está bem vestido e chega de corolla. Não tem remédios na farmácia, não encaminham os pedidos de exames que o paciente pede, e justificam dizendo que "não pode encaminhar todos pq senão vem reclamação da policlínica". Enfim, o cabeça de nós sabemos o que precisa entender como funciona o sistema de saúde, ele não sabe porque passou a vida boa dele nas custas da família e da igreja (cristão que nega comida). Ahhh o Bolsonarismo!
    8
    17



  • SINCERO

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 16h59
  • Perguntar não ofende e nunca irá ofender , pois é somente uma pergunta? Os profissionais da Saúde digo principalmente MÉDICOS trabalham por fora tem clínica particular? Agora vou afirmar. O MEDO DA INICIATIVA PRIVADA É QUE SE GOVERNOS SÉRIOS E NÃO CORRUPTOS ATUAREM COMO TEM QUE SER COMO REGE A LEI.NUNCA JAMAIS UM PLANO DE SAÚDE COBRARÁ CARO, POIS VAI COM TODA CERTEZA PERDER CLIENTES PARA O ESTADO BRASILEIRO QUE NA MINHA UTOPIA TEM QUE TER A MELHOR SAÚDE , A MELHOR EDUCAÇÃO E A MELHOR SEGURANÇA DO MUNDO. ESSA É MESMA FORMÚLA PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL.
    11
    0



  • Crente malvado

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 16h10
  • Esse povo da saúde já acostumou a não trabalhar, péssimo atendimento, má vontade, fora os casos que batem ponto e vão embora, voltam somente no final do expediente.
    23
    2



  • Ben Jerry Gonçalino

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 15h43
  • Abílio sendo Abílio...KKKK Não poderia ser diferente!! É como se o presidente do Supremo Tribunal Federal desse uma ordem dizendo: ?Juízes, vocês têm que trabalhar mais rápido! Então, quero que todos os juízes de primeira instância agora se tornem ministros e decidam casos de repercussão geral, e todos os ministros, em vez de decidirem grandes causas, vão cuidar de pequenas ações na vara de família! Vamos ver se as coisas fluem mais rápido assim! Tipo..uma coisa nada a ver com a outra!! Mas, partindo deste ser....
    5
    21



  • Luiz Carlos Dalborga

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 15h35
  • ESSE CARA TÁ MAIS PERDIDO QUE TUDO...NÃO TEM ASSESSORIA COM PESSOAL ESPECIALIZADO DA SAÚDE?? SERÁ QUE ESSE INDIVÍDUO NÃO SABE QUE TEM DIFERENÇA NOS DOIS TIPOS DE TRABALHO?? SÃO DUAS ESTRUTURAS TOTALMENTE DIFERENTES!!! IMPRESSIONANTE O TOTAL DESPREPARO.
    15
    21



  • Jean

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 15h04
  • Ja tem médico na fila para trabalhar sr. Bruno
    6
    3



  • contrituinte indignado

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 14h24
  • Eles só marcam as consultas dos idosos doentes presencialmente, deve ser para isso, para ninguém ir aí na hora do expediente, toda rede de saúde particular marca consultas e exames por telefone pois são ferramentas que facilitam obviamente
    11
    0



  • Bruno

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 13h32
  • é o careca do BBB que gosta de fechar cabaré e lotar igreja evangélica
    32
    25



  • Bruno dantas

    Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025, 13h30
  • PARA as UBSs funcionarem do jeito que ele quer, só se ressuscitarem Luís Soares ( vulgo Luís Cabeção) , lembrando que num passado não tanto longínquo nem o próprio conseguiu dar jeito nessa situação e o desfecho dessa imbróglio é que o Prefeito Wilson Santos teve que demitir o secretário Luis Soares para que os médicos acabassem com a greve que já perdurava 4 meses , ou seja : Já conhecemos muito bem essa situação e sobretudo como termina.
    24
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet