Cidades Sábado, 01 de Fevereiro de 2025, 15h:03 | Atualizado:

Sábado, 01 de Fevereiro de 2025, 15h:03 | Atualizado:

BENEFÍCIOS

Prefeitura propicia funcionamento de residência médica na UFR

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

UFR

 

A saúde pública de Rondonópolis (212 Km de Cuiabá) ganha a partir de agora um novo reforço profissional. A Prefeitura de Rondonópolis será parceira da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) no Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. O projeto de lei do Poder Executivo que permite essa parceria entre as partes foi aprovado por unanimidade nesta sexta-feira (31) na Câmara Municipal. 

Engavetado pela gestão anterior desde 2021, o Programa de Residência Médica em Medicina e Comunidade do Município será custeado pela Prefeitura. Além de garantir o aperfeiçoamento profissional, com a fixação de novos médicos em Rondonópolis, o programa vai gerar a contratação em 2025 de quatro médicos em quatro PSFs (Programa Saúde da Família) da cidade, para a especialização médica, e de oito residentes de 2º ano, a partir de 2026.

A parceria aprovada vai possibilitar o efetivo funcionamento da primeira residência médica da história da UFR, a qual já obteve a aprovação e credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a instituição, a referida residência médica representa uma formação continuada para os alunos egressos, que agora terão a oportunidade de se especializar em saúde da família sem precisar sair de Rondonópolis.

Para o Município, o programa também terá vários benefícios, uma vez que os médicos residentes devem ter atuação prioritária nas unidades de atenção primária/básica e eventualmente em unidades de atenção especializada, contribuindo para a redução de filas e a melhoria no atendimento à população, bem como desafogando unidades como a UPA e a Santa Casa.

O Programa de Residência Médica em Medicina da Família ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Para o seu desenvolvimento, será efetivado inicialmente o pagamento de bolsa destinada aos médicos residentes no valor de R$ 15.000,00, pagos mensalmente, durante o período de 24 meses, a contar do início das atividades. Também será instituído o pagamento de bolsa destinada aos preceptores, tutores e coordenadores da Residência.

Vale informar que a seleção anual para o ingresso dos médicos residentes será organizada pela Comissão de Residência Médica de Rondonópolis, através de Processo Seletivo Público a ser previamente anunciado. 

A sanção e publicação do projeto aprovado é esperada para o começo da próxima semana.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet