Cidades Sábado, 01 de Fevereiro de 2025, 07h:45 | Atualizado:

Sábado, 01 de Fevereiro de 2025, 07h:45 | Atualizado:

RONDONÓPOLIS

Senai MT e Grupo Mônaco inauguram centro de treinamento automotivo

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

SENAI E MONACO.jpg

 

Em parceria com o Grupo Mônaco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) inaugurou na tarde desta sexta-feira (31) o Centro de Treinamento Automotivo, na unidade Senai de Rondonópolis. O local será dedicado a formações de profissionais na áreas Automotivas Leve e Pesada, com mais de 30 cursos ofertados, entre formações técnicas, qualificações profissionais, aperfeiçoamento e técnicos do Novo Ensino Médio.

A inauguração teve como público a diretoria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), que teve sua primeira reunião de 2025 realizada no município de Rondonópolis.

Com um investimento de mais de R$ 2,3 milhões, o local possui 426 metros² de área construída, tendo capacidade para o atendimento simultâneo de 30 alunos, totalizando 400 alunos capacitados anualmente. A parceria prevê também a disponibilização de veículos didáticos e híbridos, além de ferramentas tecnológicas que contribuirão com a formação dos alunos e profissionais do Grupo Mônaco na área automotiva.

O espaço dedicado ao conhecimento está equipado com os veículos Fastback híbrido e Mobi, caminhão 11180 e caminhonete Titano, reunindo as categorias leves e pesadas para formação de mecânicos das marcas Volkswagen e Fiat.

Presente na inauguração, o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel comemorou a parceria e agradeceu ao Grupo Mônaco pela iniciativa de investir em uma força de trabalho capacitada. Além disso, Silvio fez questão de destacar o papel fundamental do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec Sul) para que a parceria ocorresse.

A entrega deste espaço foi um compromisso que a gente fez com esse setor e estamos realizando um sonho de muito tempo. Com essa inauguração, podemos contribuir com profissionais do mais alto padrão de excelência”, disse Silvio.

Já o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, relembrou a necessidade que a instituição tinha de celebrar uma parceria com uma empresa para atendimento do setor em Rondonópolis.

“O Grupo Mônaco nos procurou e perguntou se gostaríamos de fazer uma parceria e aqui hoje estamos inaugurando este primeiro espaço. E em breve teremos mais dois espaços em Várzea Grande e Sinop, fechando assim três ambientes dedicados ao setor de reparação mecânica no estado”, pontuou Braguini.

SENAI E MONACO .jpg

 

Para o vice-presidente de Pós-venda do Grupo Mônaco, Ronan Alves, a entrega surgiu de uma grande necessidade de mão de obra qualificada que os impedia de expandir a empresa e também se trata de uma ação de responsabilidade social.

“Procuramos o Senai em busca de mão de obra capacitada. Esse era um impeditivo de abrirmos mais unidades, sejam oficinas ou concessionárias. Então, em uma visita minha ao Senai eu conheci um espaço de outra marca que tinha esse conceito e vi que ali era uma esperança de trazer mão de obra capacitada. Também tem um outro lado de responsabilidade social, de devolver para a sociedade aquilo que eles nos destinaram”, disse Ronan.

A inauguração também é fruto da articulação Sindimec Sul, que apoiou toda a negociação, evidenciando a necessidade de um espaço de formação para o setor, como destacou a presidente do sindicato, Marília Santos.

“Temos um gargalo muito grande de mão de obra em Rondonópolis. Essa inauguração veio a calhar, porque precisamos de uma mão de obra mais qualificada para atender os nossos veículos. A trajetória aqui é longa, foi um sonho sonhado por outros diretores, foram várias rodadas de negociação, várias idas ao Senai, então hoje para nós é uma realização de um sonho”, disse Marília.

A localização do Centro de Treinamento Automotivo é estratégica, uma vez que Rondonópolis possui a segunda maior frota veicular de Mato Grosso, ficando apenas atrás da capital Cuiabá. Segundo o levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), mais de 220 mil veículos integram a frota do município.

Parceria expandida

A parceria com o Grupo Mônaco não ficará restrita apenas à unidade do Senai em Rondonópolis. Também serão construídos outros dois centros, sendo um aos moldes de Rondonópolis, localizado em Sinop e outro, que é um centro de referência automotivo, com funcionamento no Senai de Várzea Grande.

Formações

Algumas das formações ofertadas no centro automotivo são os cursos técnicos em Manutenção Automotiva, os cursos de qualificação profissional em Mecânico de Veículos Leves, Mecânico de Veículos Pesados Rodoviários, Eletricista Veicular e de aperfeiçoamento em Diagnóstico e Reparação de Sistemas Eletrônicos Embarcados Automotivos, Instalação e Manutenção de Sistemas de GNV, dentre outros.

Já para o início de fevereiro também está previsto o início das aulas do curso de Aprendizagem Técnica em Mecânica Automotiva, formação que envolve teoria e prática e está sendo ofertada também em parceria com o Grupo Mônaco. Jovens de 18 a 22 anos foram selecionados para, durante dois anos, receberem a formação do Senai e, no segundo ano de programa, realizarem a prática nas oficinas do Grupo Mônaco.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet