O professor Toshio Doi, de 68 anos, assessor especial da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, morreu na madrugada deste sábado (10) em decorrência de complicações da Covid-19. Ele era esposo da servidora pública estadual aposentada, Heloise Maria de Moraes, 66 anos, que faleceu no dia 2 de abril, também vítima da doença causada pelo coronavírus.
Heloise é mãe do jornalista e empresário da comunicação, Cláudio Moraes. Já Toshio, com quem ela era casada há 38 anos, era padrastro do jornalista. Heloise, após contrair a doença, apresentou os sintomas graves e foi internada no Hospital Sotrauma, mas não resistiu e morreu na tarde do dia 2 de abril.
Toshio foi o primiero a contrair o coronavírus há cerca de 25 dias e ficou inernado no Hospital São Judas Tadeu até a noite do dia 31 de março. Ele é um dos pacientes que teriam sido vítimas de maus-tratos na unidade particular, conforme foi denunciado pela técnica de enfermagem,Amanda Delmondes Benício.
Segundo informaões, o servidor público seria o paciente que teria caído da cama e sofrido ferimentos na cabeça, ficando por alguns minutos agonizando no chão até ser socorrido por Amanda. Toshio foi transferido do São Judas Tadeu na manhã do dia 1º de abril e levado para o Hospital Só Trauma, também em Cuiabá.
Já na nova unidade de saúde foi detectado que ele teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Na madrugada deste sábado, o servidor teve uma parada cardíaca por volta das 3h e não resistiu.
Segundo informações, Toshio Doi não tinha qualquer comorbidade antes de ser infectado pela Covid-19. Servidor concursado do Estado, ele deu aulas em diversas escolas e foi um dos primeiros professores de computação. O servidor deixa três filhos: Cláudio Moraes, Toshio Doi Júnior e Aquemi Moraes Doi.
Dados da pandemia
O boletiim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) na tarde desta sexta-feira (9) aponta que em Mato Grosso já fora notificadas 8.487 mortes em decorrência da Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados outros 84 óbitos e 2.550 casos de coronavírus elevando para 327.449 o número de pessoas já infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia em março de 2020.
Fabiano
Sábado, 10 de Abril de 2021, 21h26Marcos Jose
Sábado, 10 de Abril de 2021, 17h04Claudivam Miguel de Oliveira
Sábado, 10 de Abril de 2021, 15h18joana
Sábado, 10 de Abril de 2021, 11h11Luciana.
Sábado, 10 de Abril de 2021, 08h55