Cidades Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 16h:45 | Atualizado:

Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 16h:45 | Atualizado:

IPHONE BOMBA

STF dá 3 dias para corregedor do CNJ explicar motivos para abrir celular de advogado morto em MT

Viúva de Zampieri quer evitar que aparelho seja usado para investigar outros fatos

LEONARDO HEITOR
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ministros andre mendon�a, luis salomao, caso zampieri.jpg

 

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 72 horas para que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esclareça os motivos que levaram a requisição dos dados do celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro do ano passado, em frente a seu escritório, em Cuiabá. A decisão se deu em um pedido feito pela viúva do jurista, Adriana Zampieri.

Roberto Zampieri foi assassinado na noite do dia 5 de dezembro de 2023, em frente ao seu escritório no bairro Bosque da Saúde, na Capital. Ele estava dentro de uma picape Fiat Toro quando foi atingido pelo executor com diversos tiros de pistola calibre 9 milímetros.

O atirador, identificado como Antônio Gomes da Silva, de 56 anos, foi preso na cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Os dados contidos no celular de Roberto Zampieri foram encaminhados para o CNJ após uma decisão da Corte ao juízo da 12ª Vara Criminal de Cuiabá (MT).

Desde que o inquérito foi iniciado para apurar o crime, o juiz Wladymir Perri tomou uma série de medidas para se garantir como o único a ter acesso ao celular da vítima. Em junho, o ministro Luis Felipe Salomão, corregedor do Conselho, determinou que o juiz auxiliar da Corte, Wellington da Silva Medeiros, como responsável e o único com acesso ao material contido no celular do advogado.

Ele será o responsável por fazer a extração das informações que digam respeito estritamente às competências constitucionais da Corregedoria. Existe a suspeita de que, nas conversas, existam relações espúrias entre Zampieri e juízes e desembargadores, além de outros advogados.

No pedido, a viúva de Zampieri recorreu da decisão do CNJ, solicitando que o Conselho se abstivesse de examinar e utilizar os dados telefônicos e demais provas referidas nos autos e armazenadas em nuvem, até o julgamento do mérito do mandado de segurança proposto por ela. O ministro, antes de decidir, optou por solicitar mais informações ao corregedor Luis Felipe Salomão.

O celular do advogado morto pode gerar um "hecatombe" no Estado. “Considerando as peculiaridades do caso e sem prejuízo de ulterior prestação das informações, nos termos e prazo previstos no art. 7º, inc. I, da Lei nº 12.016, de 2009, determino a notificação da autoridade apontada como coatora para, no prazo de 72 horas, manifestar-se sobre a presente impetração, notadamente para esclarecer o objeto da referida Reclamação Disciplinar e as razões para requisição dos dados telefônicos referidos nestes autos e obtidos a partir do acesso ao telefone da vítima também citada nesta impetração”, diz a decisão desta quinta-feira.





Postar um novo comentário





Comentários (11)

  • Joana

    Sexta-Feira, 05 de Julho de 2024, 18h28
  • Eu não aguento mais esse país Tudo gera em torno de Bolsonaro e Lula. Vamos refletir esse país não tem mais controle por causa da população em geral. Lula e bolsonaro dois idosos com mais de 70 vai procurar descansar esperar morte chegar em paz. Vamos acabar com essa idiotices. País onde violência impera em todas as esferas .atendimento de saúde de péssima qualidade onde o ser humano morre nos corredores.politocos enganadores .vão liberar a maconha agora me diga vai comprar a maconha o onde?.agora um remédio canabidiol tem que rezar para o juízo liberar. Os que impõe as leis liberam bandidos. Isso vai acabar quando o voto não for obrigatório ou ninguém ir lá votar A
    0
    0



  • Ziloceano

    Sexta-Feira, 05 de Julho de 2024, 18h27
  • Todo lugar onde endeusam o genocida INELEGÍVEL é assim!...a verdade não pode prevalecer!!!
    1
    1



  • falei e disse

    Sexta-Feira, 05 de Julho de 2024, 18h25
  • Aquilo que se aprende em banco de faculdade pelo visto na pratica é quase zero....! vivemos o velho oeste petralhista..recordes de assassinatos ! etc!
    1
    1



  • Bruno

    Sexta-Feira, 05 de Julho de 2024, 12h44
  • Viúva ingrata à policia, devia ter deixado esse crime sem solução por ela. Pelo que sei, não há certeza de qual o conflito entre a vitima e o contratante do pistoleiro. Isso, por si só, devia ser motivo para a pericia vasculhar todo o celular. Agora é rezar pra esse ministro do STF não mamdar descartar o celular
    2
    0



  • JUAREZ ANTONIO MARTINS

    Sexta-Feira, 05 de Julho de 2024, 08h12
  • Os Amiguinhos do BOZO protegendo a bandidagem da Justiça do MT e ninguém faz nada pra colocar essas figurinhas nos eixos...!! Justiça a moda Brasileira é assim mesmo..!!
    9
    7



  • Jonas

    Sexta-Feira, 05 de Julho de 2024, 07h33
  • Que medo é esse, a justiça não é imparcial. Isso é que se fosse em um país de justiça seria não teria problema algum, mas, como aqui o corporativo faz a diferença.
    9
    0



  • OXIURANOS

    Sexta-Feira, 05 de Julho de 2024, 04h26
  • TUDO TÃO FAZENDO,PRÁ NÃO METEREM O TJ MT,INTEIRO,NO XILINDRO, POIS REFERIDO NINHO DE COBRAS, É CONTUMAZ EM VENDA DE SOLUÇÕES A MÓDICOS "TAPINHA$$$$$ NA$$$$ COSTA$$$$$", E DITO ADVOGADO,ERA INTIMO E CHEIO DE AMIGOS NO TEMPLO DA "IN"JUSTIÇA DE MT,E ISSO AI VAI ROLAR CABEÇA A RODO!!
    12
    0



  • JOSEH

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 21h11
  • Efeito dominó, caiu aqui, cai lá em cima, TODOS juntos. Tem hora que penso que os presos são inocentes.
    15
    0



  • Antônio

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 19h53
  • Ora bolas pq o celular trás provas que o TJMT é mais corrupto que o nove dedos....
    16
    6



  • Paulo

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 18h18
  • Triste!
    8
    0



  • Maedina

    Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 17h11
  • VAMOS COLOCAR OS PINGOS NOS ISSSSSSSS AGORA
    11
    0









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet