Cidades Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014, 13h:14 | Atualizado:

Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014, 13h:14 | Atualizado:

Notícia

Tecnologia de ponta garante mais agilidade ao MT Integrado

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

 

Os principais pilares para o bom desenvolvimento de obras importantes, como a preocupação com o meio ambiente e utilização de tecnologia de ponta, são o foco da equipe técnica da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). Além de aulas teóricas com os conceitos mais importantes, nesta quinta-feira (15) os fiscais realizam uma visita técnica com os novos equipamentos que farão parte de sua rotina.

Com um aplicativo especial e, munidos com tablets, os fiscais poderão relatar, quase em tempo real, a ocorrência de inconformidades entre o projeto e a execução. A experiência acontece num trecho de 16 quilômetros da MT-351, partindo da MT-442 em direção ao Lago de Manso.

No local será aplicada não somente a nova tecnologia, que já permite que uma equipe de apenas seis engenheiros percorra cada um dos 20 trechos em obras do programa MT Integrado pelo menos uma vez por mês, mas também os conceitos ambientais.

A programação faz parte do Workshop de Gestão Ambiental em Obras Viárias, que ocorre até a próxima quarta-feira (21) no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Coordenadora de planejamento do consórcio Integração MT, Giselle Belém Moreira Lima, explica que, muitas vezes, os fiscais de obras não têm um olhar ambiental ampliado para conceitos que ganham cada vez mais destaque junto as mais importantes instituições.

Ela ressalta, por exemplo, que a atenção a subprogramas ambientais, que incluem desde ruídos, resíduos sólidos e segurança do trabalho durante a obra já vem impactando diretamente na liberação de novos financiamentos, sem contar os licenciamentos ambientais.

Segundo Giselle, são fatores que devem ser levados em consideração desde a elaboração do edital de licitação até a conclusão da obra.

Durante o curso, os fiscais tiveram, inclusive, noções de fotografia, com a palestra de Marcos Vergueiro, que os ensinou a captar os melhores ângulos para evidenciar as irregularidades que precisam ser relatadas, a exemplo de pequenas rachaduras em pontos fiscalizados.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet