O sonho antigo de morar fora do país levou o casal mato-grossense Aline Bella Lara, 26, e João de Souza Lara Júnior, 29, a escolher a cidade de Coimbra, Portugal, para chamar de lar. No país europeu nasceu Ana Luisa, que hoje está prestes a completar 2 anos, para tornar a vida fora ainda mais feliz.
Em entrevista ao GD, Aline revelou que sempre teve o desejo de construir sua vida fora do Brasil. Após o casamento, esse sonho se intensificou, assim ela e o marido passaram a pesquisar países que oferecessem qualidade de vida e segurança.
"Sabíamos que em Portugal a língua seria a mesma, o que facilitaria nossa adaptação. Além disso, muitas pessoas falavam da excelente qualidade de vida, um país com clima ameno, belo e seguro. Foi então que comecei a pesquisar como poderíamos nos mudar para cá, regularizar nossa documentação, viver de forma legal e começar nossa nova vida", contou a jovem.
A cuiabana viu a possibilidade de fazer um mestrado no país e, assim, obteve o visto de estudante, o que garantiu o cartão de residência. Ela completou todos os trâmites necessários e foi aprovada para o programa em sua área. O casal se mudou para Portugal e, após duas semanas, João conseguiu um emprego. Um ano depois, Ana Luísa chegou para completar a família.
"Viemos juntos e é como se já tivéssemos vivido aqui a vida toda. Não tivemos dificuldades de adaptação, as coisas fluíram de forma muito natural para nós. Sempre respeitamos a cultura portuguesa e, após um ano, nossa filha nasceu em Coimbra. Tive um acompanhamento impecável durante a gestação e um parto maravilhoso", lembrou Aline.
3 anos depois, Aline concluiu o mestrado, João já trabalha em sua área formação, que é Tecnologia da Informação, já Ana Luísa frequenta a escola e pratica natação. O casal ama Mato Grosso, mas planeja voltar apenas para visitar.
"O fato de poder sair à noite para caminhar sem medo, trabalhar e perceber o poder de compra que temos aqui, morar em uma rua tranquila com vizinhos amigáveis, visitar várias cidades e até outros países por um preço acessível, e receber nossos pais nas férias para que eles também vivenciem essa experiência incrível. São tantos motivos para sermos gratos. Só posso dizer que foi Deus quem nos trouxe para cá. Amo Coimbra de coração e oro todos os dias para que Ele nos guarde e nos abençoe cada vez mais nessa terra. Eu amo Cuiabá, mas hoje Coimbra é nosso lar, e que Deus permita que seja assim para sempre", finalizou Aline.