Cidades Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022, 15h:33 | Atualizado:

Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022, 15h:33 | Atualizado:

DOR NO BOLSO

VG reajusta tarifa de água e esgoto em quase 18%

 

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

torneira.JPG

 

O Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB), de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, aprovou o reajuste na tarifa de água e esgoto em quase 18%. A medida foi publicada no Diário Oficial do estado nesta segunda-feira (9).

Segundo a prefeitura, essa mudança na cobrança do valor vem após mais de três anos sem reajuste devido à pandemia de Covid-19 e a contração de dívidas financeiras que estrangularam o investimento no setor.

De acordo com o Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município, há aproximadamente 80 mil residências com cadastro regular e outros 37 mil imóveis estão em situação irregular, o que dificulta a fiscalização do consumo de forma justa.

Atualmente, tem cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) em funcionamento, sendo que duas eram privadas e agora o DAE assumiu a administração. Outras duas ETAs devem ser construídas pela atual gestão.

O DAE informou que não está buscando majorar a tarifa com ganho econômico, mas busca uma atualização monetária das perdas acumuladas ao longo dos últimos anos.

Desde 2019, o DAE não faz reajuste nas tarifas, o que tem comprometido substancialmente os serviços e parte dos problemas da cidade decorrem da dificuldade financeira para robustecer os investimentos na área.

Falta de água: um problema crônico

No ano passado, mais de 100 moradores do Bairro Residencial Jacarandá de Várzea Grande interditaram a Avenida Bandeirantes, que fica na entrada do bairro, em um protesto contra a falta de água na região. Neste ano, mais de 50 bairros tiveram problemas no abastecimento de água após uma das bombas de captação de recursos queimar. Segundo um estudo do Instituto Trata Brasil, Várzea Grande está em 8º lugar no ranking das cidades com os piores indicadores de saneamento básico no país. Os dados apontam que o município está há oito anos entre as 20 piores cidades em relação aos indicadores neste setor.

Parte desta colocação também se deve às informações desatualizadas no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Segundo o Trata Brasil, o documento considera os dados mais recentes do SNIS, referentes ao ano de 2020. De acordo com os dados, apenas 29,8% da população de Várzea Grande tem coleta de esgoto.

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • RAMILDO GOMES DE LIMA

    Terça-Feira, 10 de Maio de 2022, 07h33
  • Um absurdo... até onde sei na VG é agua a cada três dias, ou seja, a cada trinta dias/vc tem agua somente DEZ dias. E tem bairros que é pior. Deem um pulo lá no bairro Novo Mundo II, uma Construtora que está construindo lá, tem agua 24hs/dia de GRATÍS... Pelo jeito clandestinamente. Salvo que o Empresário tem peixada dentro do DAE!!!
    0
    0



  • jocadomas

    Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022, 18h11
  • na boa???? esse vagabundo de prefeito mora no condominio florais da mata, lá tem agua até a ufa com poço artesiano, vem aqui no chapeu do sol ver a quantidade de agua, a cada 4 dias e olha lá merda, vsf prefeito do karai, vira e mexe tem que pedir agua por caminhão pipa, vem aqui na rua copo de leite pedir voto sdeu safado
    1
    0



  • Jader

    Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022, 17h20
  • Não tem água na torneira mas tem aumento na tarifa! Devolvam o que gastei com carro pipa (caminhão de água).
    5
    0



  • a

    Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022, 16h43
  • esgoto? que esgoto? a maioria das casas tem fossa e pouca agua na torneira, ne?
    5
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet