Cultura Terça-Feira, 08 de Abril de 2014, 09h:36 | Atualizado:

Terça-Feira, 08 de Abril de 2014, 09h:36 | Atualizado:

CIDADE VERDE

Aos 295 anos, Cuiabá com aspectos tradicionais e modernos

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

cuiaba_aerea_mobilidade_despraiado-0162.jpg

 

Entre os becos e casarões antigos do Porto, o bairro mais tradicional de Cuiabá, fica o quintal cheio de pés de frutas da poetiza Luciene Carvalho. É desta casa repleta de histórias onde já moravam seus bisavós que ela viu muitas das transformações de Cuiabá e coheceu a fundo o povo e as tradições da cidade que se tornaram o princpital tema de sua obra. Agora, aos 48 anos ela guarda na lembrança muitas mudanças ocorridas na capital de Mato Grosso.

As transformações foram aceleradas pelos preparativos para receber quatro jogos da Copa do Mundo. A capital pacata e com ar de interior deu lugar a um canteiro de obras de onde surgem intervenções para a mobilidade urbana. São viadutos, trincheiras, pontes e até um dos mais modernos sistemas de transporte público, o Veículo Leve sobre Trilhos, e claro, a Arena Pantanal, um estádio moderno que começa a ser exibido, com muito orgulho, ao mundo inteiro.

Nesta vitrine, nada vai encantar mais os visitantes estrangeiros e de outros estados do país do que hospitalidade do povo cuiabano. São os cuiabanos, dos mais novos aos mais velhos, que sabem receber como poucos quem chega para nos conhecer. A sonoridade da fala e a vontade de bem receber quem chega na nossa casa vai encantar todo mundo.Essa gente fica feliz quando chega alguém e reparte a comida com os visitantes. É isso que vai ser o melhor da copa”, definiu.

Filha e neta e cuiabanos, nascida em Corumbá (MS) por acidente, ela garante que o Porto é o bairro que mais caracteriza Cuiabá. É lá que se encontra os quintais aconchegantes com cadeiras em baixo do pé de manga para “ prozear”. Luciene Carvalho que já recebeu o título de Cidadã cuiabana, mora em Cuiabá desde dezembro de 1974.

As transformações ocorridas na capital são motivo de orgulho para o governador de Mato Grosso Silval Barbosa. “Cuiabá completa 295 anos mais bonita do que nunca. É uma enorme felicidade andar pelas ruas da nossa querida capital e ver as obras que estão transformando o cenário urbano e que irão garantir mais qualidade de vida para os seus moradores. Mais do que isso, as obras estão garantindo toda a infraestrutura que essa cidade de quase 300 anos precisa e merece”.

Cuiabá chega aos 295 anos como uma cidade onde o tradicional e o moderno convivem harmoniosamente. Os quintais aconchegantes como o de Luciene estão ao lado de obras que vão mudar a cara da cidade. Nunca tantas transformações estiveram em curso ao mesmo tempo e mexendo tanto com a vida da população quanto agora, quando a capital se prepara para receber a Copa do mundo. Ao todo , 50 obras concluídas ou em andamento já desenham a nova silhueta de Cuiabá.

Poesia

Por Luciene Carvalho

No quintal 

Além de tamarineiro 

Tem o pé de jatobá 

Manga coquinho 

Tem o pé de seriguela, 

Perto da minha janela 

Tem um pé de cumbaru 

Tem pé de ata 

E já tenho uma lata 

Pra plantar pé de caju. 

Tem chico-magro, 

Jabuticaba 

Acerola 

E limoeiro 

Tem goiaba 

E amora 

O quintal que a gente mora 

Mora no Porto, em Cuiabá 





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • genezio miranda

    Terça-Feira, 08 de Abril de 2014, 15h43
  • Parabéns Cuiabá pelo aumento da tarifa de energia elétrica. A população agradece.
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet