Cultura Segunda-Feira, 19 de Maio de 2014, 14h:27 | Atualizado:

Segunda-Feira, 19 de Maio de 2014, 14h:27 | Atualizado:

Notícia

Artista plástico expõe ´Cores da Natureza´ na Assembleia Legislativa

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A Assembleia legislativa promove de hoje (19), até o dia 23 deste mês, a exposição “As Cores da Natureza”, no saguão de entrada da Casa. A programação faz parte da agenda de ações culturais desenvolvida pelo Instituto Memória com obras do artista plástico José Augusto Paulino, do município de Sorriso.

“Sempre que viajo levo comigo uma prancheta e fico desenhando os locais por onde ando e depois transformo a imagem na tela”, disse o artista.

Conforme o Instituto Memória, José Augusto é um artista autodidata que começou a desenhar com apenas sete anos de idade, aos doze entrou para a pintura com aquarela, em cartolina. Aos quinze anos conheceu a tinta a óleo e copiava os mestres renascentistas para estudo de luzes e cores.

“No início os trabalhos eram feitos com tinta guache e tudo começou por iniciativa do meu irmão, quando descobri que tinha jeito para desenhar com facilidade”, revelou José Augusto, dizendo que entrou para a pintura em 1964 no estado de Minas Gerais e, em seu acervo, encontram-se índios, mulheres, cavalos e pinturas surrealistas retratadas.

Nos últimos anos, porém, tem se dedicado também a pintar telas naturalistas retratando córregos, cachoeiras, paredões, vegetações e animais. Assim, José Augusto destaca com a fidelidade de sua técnica naturalista as belezas da Amazônia, dos índios e do Pantanal Mato-grossense.

Nos anos oitenta, o artista, mostrou sua arte fazendo exposições de suas obras ao público em Cuiabá, Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sorriso. Foi nesse período que seu ateliê foi visitado por estrangeiros e suas telas vendidas para alemães, japoneses, canadenses e vários outros turistas que vinham conhecer o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Conforme o trabalho desenvolvido com telas de tintas de acrílico e óleo, o tempo é de dois a três dias de serviço, isso de acordo com o desenho.

“Há quadros que necessitam de um tempo maior devido as figuras ilustrativas”, falou ele. O artista nasceu em Carnaúba dos Dantas – RN, mas se considera mato-grossense, pois chegou ao Estado quando era um adolescente e nunca se mudou.

Atualmente o artista plástico José Augusto está residindo em Sorriso/MT, onde possui ateliê em sua residência influenciado pela beleza da floresta amazônica e seus animais, fazendo de tudo isso sua fonte de inspiração que expressa em suas obras.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet