A Prefeitura de Cuiabá inicia nesta segunda-feira (30), às 19h30, a “Oficina de Cururu e Siriri e seus instrumentos”, ministrada pelo professor Thomas Flaviano. A capacitação é voltada para os grupos de que estiveram nas apresentações do aniversário de 297 anos de Cuiabá e começa pela comunidade São Gonçalo Beira Rio.
Thomas foi contratado recentemente pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e repassará para os grupos aulas práticas e teóricas com o intuito de preservar a tradição e aprimorar o conhecimento técnico dos músicos. Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Thomas também é cururueiro, compositor, professor de música para crianças em uma escola da rede municipal e integrante do grupo Tradição Cuiabana.
As aulas serão realizadas em quatro polos e vão atender 2 ou 3 grupos cada. Entre as localidades estão a Comunidade São Gonçalo Beira Rio (segundas-feiras, das 19h30 às 21h30), Parque Ohara (quartas-feiras das 19h30 às 21h30), Parque Atalaia (sábados das 17h às 19h) e bairro São Francisco (domingos das 17h às 19h).
A oficina é gratuita e tem duração de 3 meses, com possível prorrogação de mais 3 meses. Estão inscritos os grupos Flor Ribeirinha, São Gonçalo, Flor do Campo, Raízes Cuiabanas, Flor de Atalaia, Coração Atalaiense, Coração Tradição Franciscana e Voa Tuiuiú. Cada um tem em média de 40 a 50 componentes. Também foram convidados os grupos Tradição Cuiabana, do Coxipó, Flor Serrana e o Incluart, que trabalha o siriri e cururu com portadores da síndrome de Down.