Cultura Domingo, 09 de Fevereiro de 2025, 18h:05 | Atualizado:

Domingo, 09 de Fevereiro de 2025, 18h:05 | Atualizado:

CARNAVAL

De Santo Amaro à Cuiabá, escola de samba retrata fé na Arena

 

YURI RAMIRES
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

carnaval cuiaba

 

De Santo Amaro da Purificação, na Bahia, à Cuiabá, são mais de 2,4 mil km de distância. Mas, no dia 22 de fevereiro, isso vai ser um pequeno detalhe no meio da avenida, quando passar a Escola de Samba Payaguás, que neste ano apresenta “Nos Caminhos da Purificação”, uma celebração de tradição e religiosidade do povo brasileiro.

Carnavalesco João Canavarro, 26, é o responsável por dar vida ao enredo, que ele mesmo criou. Essa é a primeira vez que ele assume o posto de organização do desfile, que engloba a escolha do tema, o samba-enredo e todo o aspecto artístico e visual que vão encher os olhos dos foliões.

“Celso Nazário – presidente da escola – me convidou para fazer parte da equipe em 2023. A gente não tinha nada, nenhum enredo, nenhuma temática. Então comecei a trabalhar e apresentei dois temas. Eles foram para votação e ‘Nos Caminhos da Purificação’ venceu. Escolhemos o que é a cara da escola”, disse.

João lembra que a escola vai retratar os 9 dias de celebração da Festa de Purificação, que começa em um domingo, em Santo Amaro, passando pela casa de Dona Canô – mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia – e só termina no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá.

“Vamos permear toda a rotina de fé dos moradores de Santo Amaro, desde a casa de Dona Canô até a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Purificação, passando também pela igreja do Senhor do Bonfim”, ressalta.

Com o tema delimitado, João começa a construir o desfile com base, também, nas normas da Liga das Escolas de Samba. “A gente divide altas, comissão de frente, musas, destaques e tudo que faz parte do processo de criação. Eu estou envolvido em tudo”, disse ele ao  ao lado de fantasias e peças de alegoria que estão na sala de sua casa, no Capão Grande, em Várzea Grande.

Sem poder expor muito – justamente para fazer surpresa no desfile – João mostrou a escultura da igreja de Nossa Senhora da Purificação. Há também peças de cabeças que serão usadas pelas musas da escola, bem como uma fantasia representando João Boi – uma das pessoas de mais influência na lavagem da purificação. Ele cuidava dos cavalos que faziam parte do cortejo.

“O samba também é religião. Para quem vive o samba, sente o samba, ele também é religião”, disse o carnavalesco, que tem mais duas semanas para terminar de montar o desfile, ensaiado duas vezes na semana.

Criada em dezembro de 2020 no bairro Alvorada, a escola desfila pela primeira vez, de forma competitiva, por volta das 2h do dia 22 de fevereiro. Veja abaixo o samba-enredo da escola, criado por Flávio Santos:

“Alvorada anuncia um novo dia

A caminhada à casa de dona Canô

Novenas, Guias e Terços na mão

Água de cheiro e quartinhas

Nos caminhos da purificação

Exú peço licença e sua proteção

Palmas pra Ossain vou ofertar

Oh Mãe…nesse cortejo te ofereço

Ladainhas e orações

Nossa senhora Venha nos abençoar 

Na igrejinha do Bonfim

Vou lavar a escadaria

Em devoção ao Cordeiro salvador

Vamos cantar para os nossos ancestrais

Que lutaram por justiça, Liberdade, paz e amor 

Meu Santo Amaro da Purificação

Os teus fiéis sejam purificados

As margens do Rio Subaé

Uma corrente de fé

A seus votos renovados

Marias rogai por NÓS

Somos todos filhos seus Rogai por NÓS

Marias Em intercessão a Deus 

Odoyá Minha Rainha

Payaguás em procissão vai pro mar

Levar oferendas, agradecer Alodê, Yemanjá”.

Carnaval na Arena Pantanal

A Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá (Libloc) anunciou a programação do desfile das escolas de samba em Cuiabá. Com entrada gratuita, as apresentações acontecerão no dia 22 de fevereiro, a partir das 17h, na Arena Pantanal.

O evento contará com duas escolas de samba e 8 blocos. Segundo Matheus De Luca, organizador do evento, a festa busca fortalecer a identidade cultural da cidade. "Será uma festa cheia de diversidade, cores e muitas histórias. A população vai se surpreender", garantiu.

Veja a programação completa

17h00 – Cerimônia de abertura

17h30 – Apresentação com Grupo de Percussão Orunmila

18h00 – Apresentação da Corte Carnavalesca

18h30 – Bloco Agora QQ Esse

19h00 – Bloco Explosão de Cuiabá

20h00 – Bloco Oh Povo Feio

21h00 – Bloco Melados

22h00 – Bloco Tradição do Araés

23h00 – Bloco Luxo Folia

00h00 – Bloco Império de Casa Nova

01h00 – Bloco Boca Suja

02h00 – G.R.E.S. Payaguás

03h05 – G.R.E.S. Império de Angola





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • CUIABANA

    Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2025, 08h54
  • Fé e carnaval, uma festa pagã???? Acredita só quem não é cristão. Mas pode não ser fé cristã. Respeito, só não participo... Não, não sou uma pessoa perfeita mas depois que conheci melhor a doutrina cristã, aprendi a rezar e a discernir o que é ou não de Deus!
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet