Cultura Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024, 15h:11 | Atualizado:

Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024, 15h:11 | Atualizado:

AO VIVO EM CORES

Grupos de teatro mato-grossenses levam arte

 

LUIZ LEITE
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

TEATRO DE MT.JPG

 

Uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, o teatro ocupa lugar especial no imaginário daqueles que se encantam pela arte ao vivo e em cores. Em Mato Grosso, companhias de teatro são conhecidas por levar apresentações para os palcos e ruas mundo afora.

Formado em 2006, o grupo Tibanaré nasceu na região do Coxipó, em Cuiabá, após os amigos Jeferson Jarsen e Fernanda Gandes finalizarem um curso técnico de formação de artistas à época.

Tudo começou no espaço cultural Silva Freire, nas proximidades da policlínica do Coxipó, relembra Gandes,39, que é produtora cultural do coletivo artístico. “A gente começa chamando pessoas para uma formação artística, pessoas que moravam naquela região do Coxipó”, conta a artista, que passou a ministrar oficinas de formação, quando então surge o grupo Tibanaré, que leva esse nome como referência a lenda regional de um pássaro misterioso, que tem como objetivo proteger a natureza.

Nesses 18 anos de atuação, o coletivo, que conta com 10 artistas atualmente, já se apresentou por 8 países, entre África, China e Estados Unidos. Os espetáculos são desenvolvidos de forma intimista e interativa, carregados de referências à cultura regional, conta a produtora cultural, que reforça a necessidade do teatro se fazer presente em locais de pouco acesso à arte, como comunidades e zonas rurais, que é onde ocorre a maioria das apresentações do grupo.

Editais de patrocínio e fomento à cultura ajudam o grupo Tibanaré a alcançar um maior público. Viajando pelo Brasil, a trupe já esteve presente em quase todos os estados do país, faltando apenas 4 regiões para fechar a lista.

O grupo se mantém de forma independente e mesmo não tendo incentivo recorrente, buscam oportunidades por meio dos editais, narra Fernanda. “A gente tem entrada de recursos muito diversificadas, tanto das vendas dos espetáculos [...] ou via incentivo do governo, ou da prefeitura, mas hoje nossa maior fonte de recurso são os editais públicos”, conta a produtora, ao citar como exemplo as Leis Rouanet, Aldir Blanc e Paulo Gustavo, todas voltadas para a cultura.

Além do grupo Tibanaré, também faz parte do cenário mato-grossense o On Broadway, primeiro grupo de teatro musical do Estado, que celebrou uma década de existência na quarta-feira (18), com direito a espetáculo no Cine Teatro Cuiabá.

TEATRO DE MT1.JPG

 

O grupo formado após uma oficina teatral ministrada por Rafael Cerigato traz na bagagem apresentações de grandes clássicos mundiais, como “O Rei Leão, “Chicago” e “Mamma Mia”. 

Além da produção dos espetáculos, a companhia se dedica à formação de artistas por meio do canto, dança e interpretação e seu nome faz referência direta a famosa avenida localizada em Nova Iorque, conhecida por ser o mais famoso centro teatral do mundo.

O teatro se consolida como uma forma de expressão artística, tendo um dia nacional a ser comemorado anualmente em 19 de setembro. Instituída por meio do Projeto de Lei nº 6.139/13, a data busca celebrar e divulgar a cultura por meio de atividades cênicas.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet