Há mais de cem anos uma tradição se repete com fé, devoção, cultura e religiosidade. Antecipando os festejos em honra a Nossa Senhora da Guia, a passagem da bandeira percorreu todo o Paço Couto Magalhães, no final da tarde desta quarta-feira (06), com mensagem de graças e luz no caminho. A intenção é levar proteção a todos servidores públicos municipais. A prefeita Lucimar Sacre de Campos acompanhou a procissão juntamente com secretariado e servidores públicos, onde a bandeira com imagem da Nossa Senhora da Guia passou por todos os setores das Secretarias Municipais e gabinete da prefeita. Em cantos de capela a imagem foi passando e abençoando a todos os servidores públicos municipais.
O rei da festa de 2016, Carlos Alberto Galante disse estar emocionado pela valorização e religiosidade da Administração Pública em abrir as portas para receber a bandeira e os devotos. “Rezemos para que a prefeita administre bem a cidade com o mesmo zelo e cuidado em que Nossa Senhora tem com seus fieis. Estamos percebendo que a prefeita vem fazendo um excelente trabalho em prol dos mais necessitados que estão as margens da sociedade. Exemplos dignos de Nossa Senhora. Que estes órgãos transmitam o amor, bondade, caridade, graça, paz e união”.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos agradeceu ao rei e a rainha, comissão organizadora da festa de Nossa Senhora da Guia Padroeira de Várzea Grande e Câmara de Vereadores. “Recebo com grande honra a Rainha de nossa cidade, Nossa Senhora da Guia. Ela que conduz todas as famílias de Várzea Grande. A fé é muito importante em nossos caminhos. Fé em Deus em primeiro lugar. Fé em nossas famílias. Esperança em nossos caminhos. Que Nossa Senhora proteja a todos nós que administramos Várzea Grande com determinação, respeito e coragem. É um dia muito importante que renova com sua benção a nossa fé. Na certeza que dias melhores virão para toda a população”, sublinhou a prefeita Lucimar.
As comemorações em homenagem a Nossa Senhora da Guia nos seus 149 anos segue uma programação diversificada distribuída em passagem da bandeira pelos bairros de Várzea Grande e visitas nas Paróquias. A partir do 19 de abril tem início as novenas e missas nas comunidades, dos segmentos sociais e as solenidades finais que acontecem nos dias 07 e 08 de abril.
No dia de 07 abril (sábado), os festejos iniciam a partir das 8h com carreata, missa da juventude, feira gastronômica/ cultural/ artesanal, apresentação cultural e show nacional. Já no domingo (08), a partir das 5h30 da manhã alvorada com fogos seguidos de procissão, missa festiva no Centro de Evangelização e Eventos Padre Aldacir Carniel, apresentação da orquestra do Instituto Jaiminho, homenagem às mães e apresentação artística. As 17h encerramento com grande festival de prêmios.