Curiosidades Terça-Feira, 14 de Outubro de 2014, 09h:49 | Atualizado:

Terça-Feira, 14 de Outubro de 2014, 09h:49 | Atualizado:

OUTUBRO ROSA

Sala da Mulher realiza adesivaço de conscientização

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

AL-MT

sala-mulher-outubro.jpg

 

A Sala da Mulher realizou na manhã desta segunda-feira (13), um adesivaço da campanha “Se Toque”, em alusão ao “Outubro Rosa”, com intuito de conscientizar as pessoas, para a prevenção e o controle ao câncer de mama. O movimento realizado na Av. André Maggi, no Centro Político Administrativo, buscou alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer.  

De acordo com a coordenadora da Sala da Mulher, Dilair Savi, quanto mais informações as pessoas tiverem, mais elas vão se conscientizar da importância da prevenção.

O estudante de engenharia elétrica, Márcio Marques, que teve o carro adesivado falou do reflexo que essa campanha acarreta a sociedade. “Considero que essa é uma campanha muito válida, e digo desde já que a sociedade precisa ser munida de informações a respeito do câncer de mama, porque os homens pensam que só as mulheres são vítimas, enquanto que homens também podem ter sua vida ceifada por essa doença”, alertou.

Dilair Savi disse que o autoexame é extremamente importante, tanto para a mulher quando para o homem, pois, mesmo com percentual pequeno, há incidência da doença em pessoas do sexo masculino. “Não há idade para fazer os exames preventivos, o importante é que a pessoa se examine e conheça seu corpo, para no caso de aparecer algum nódulo, procurar imediatamente um médico especialista e assim iniciar o tratamento precocemente, pois quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maior a chance de cura”, explica à coordenadora. 

A dona de casa, Marta Serigato, adesivou o carro durante a ação e disse que deveria ter campanhas o ano inteiro para informar à população que ainda deixa de lado os exames de prevenção. “É importante informar sempre sobre a necessidade do exame preventivo. A prevenção é sempre melhor para se descobrir a doença no início, porque depois há pouco a se fazer”, ressaltou Marta.

Com o carro adesivado a servidora pública, Maria Aparecida, declarou ter sido vítima do câncer de mama. Aos 42 anos Maria descobriu um nódulo no seio esquerdo. A servidora conta que descobriu a tempo, por isso teve a oportunidade de passar por todas as fases do tratamento, e hoje leva uma vida normal. “Essa campanha é muito importante para alertar quando ao tratamento precoce. Porque quando o câncer dói, já está em um estágio avançado e pode não ter mais cura”, salientou.

Após adesivar mais de cem veículos, a coordenadora e a equipe da Sala da Mulher, passaram pelas secretarias e gabinetes da Assembleia Legislativa distribuindo adesivos e conscientizando os servidores. No gabinete da Primeira Secretaria o grupo foi recebido pelo primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR). O parlamentar parabenizou a iniciativa da Sala da Mulher e falou da importância da prevenção. “A Sala da Mulher está de parabéns pela iniciativa de promover atos de mobilização para conscientizar a sociedade da importância de fazer exames periódicos”. Além disso, Savi ainda ressaltou que o autoexame ainda é o melhor recurso para detectar a doença mais cedo. “É importante que todos se envolvam na luta contra o câncer de mama”, apontou o primeiro secretário.

De acordo com a coordenadora, ações de prevenção vão acontecer durante todo o mês de outubro.

Taxa de mortalidade

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 4% das mulheres sabem que existem diferentes tipos de câncer de mama e que existem tratamentos específicos para cada um deles.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Quando a doença é detectada no estágio inicial, a chance de cura é de 90% e, quando diagnosticada nos estágios mais avançados, a probabilidade de cura é em torno de 30%. 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet