Economia Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2025, 13h:11 | Atualizado:

Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2025, 13h:11 | Atualizado:

POTÊNCIA

Cidade vira polo de empreendedorismo e crescimento econômico

Crescimento reflete o espírito empreendedor da população

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ALTA FLORESTA AEREA.jpg

 

Alta Floresta (804 km de Cuiabá) se destaca no cenário empresarial de Mato Grosso, impulsionada por um forte crescimento do empreendedorismo. A cidade se tornou um polo de pequenos negócios, transformando sua economia por meio das micro e pequenas empresas. De acordo com dados levantados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), obtidos da Receita Federal, o município possui 7.813 empresas ativas, sendo 93% delas micro e pequenas.

Esse crescimento reflete o espírito empreendedor da população, que viu nas micro e pequenas empresas não apenas uma oportunidade de sustento, mas também de inovação e geração de empregos. Os pequenos negócios se distribuem por diversos setores, com destaque para serviços (43%) e comércio (29%), que juntos representam 72% das atividades empresariais no município.

A predominância do setor de serviços acompanha uma tendência nacional, com empresas locais se especializando para atender às demandas específicas da população. Um exemplo disso é Eliab Lúcio Ferraz, empreendedor no ramo de manutenção residencial, que sempre teve o sonho de empreender. “Estava no meu sangue desde pequeno. Eu sempre tive vontade de trabalhar por ser mais dinâmico. Deu muito certo, superou as expectativas e hoje tenho reconhecimento e uma carteira de clientes que me proporciona liberdade", pontua.

Além disso, o setor de microempreendedores individuais (MEIs) ganha força na cidade, representando 3.870 (53%) dos MEIs ativos. O município de Alta Floresta demonstra um expressivo avanço no processo de formalização, permitindo que autônomos ampliem seus negócios e contribuam para o desenvolvimento da cidade. Em comparação, as Microempresas (ME) somam 3.000 (41%) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) 434 (6%).

Essa estrutura empresarial diversificada, com forte presença do setor de serviços, é uma das responsáveis pela geração de empregos e movimentação econômica. O Sebrae tem sido parceiro estratégico na realização de ações para fomentar os empreendedores locais, como destaca Volmir J. Contreira, Gerente da Regional Norte do Sebrae/MT: “As empresas do setor de comércio e serviços desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e atendendo às demandas da população".

Além de serviços e comércio, outros setores também têm se destacado, como a construção (13%), indústria (11%) e agropecuária (4%), refletindo a diversidade e o potencial de crescimento de Alta Floresta. Com um ambiente empresarial dinâmico e uma cultura empreendedora forte, a cidade se consolida como um modelo de desenvolvimento sustentável e inovação em Mato Grosso.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet