Mais de 3 mil pessoas, em 12 municípios de Mato Grosso, participaram da palestra “Novidades sobre o IRPF 2016” e do lançamento da campanha "Doe parte do imposto de renda aos Fundos dos Direitos da Criança e Adolescente”. Os eventos foram realizados entre os meses de março e abril deste ano em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Rondonópolis, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Água Boa, Alta Floresta e Juína.
A programação é realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), em parceria com a Receita Federal, Conselho Estadual e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (CEDCA-MT), Secretaria de Estado, Trabalho e Assistência Social (Setas), Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso (APDM) e o Núcleo de Ações Voluntárias.
A presidente do CRC-MT, Silvia Cavalcante, lembra que o número de participantes em cada município superou a expectativa da organização. “Tivemos a presença, em algumas cidades, de mais de 300 pessoas. Isso reforça a necessidade de informação sobre o Imposto de Renda”. Além disso, segundo ela, as explicações sobre a destinação do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) atraíram muitos interessados.
Entenda
O FIA visa captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. As ações destinam-se a Programas de Proteção Especial à criança e ao adolescente expostos à situação de risco pessoal e social e, excepcionalmente, a projetos de assistência social para crianças e adolescentes que delas necessitem, a serem realizados em caráter supletivo, em atendimento às deliberações do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.